Micose – Causas e tratamentos

PUBLICIDADE

A micose muitas vezes pode ser confundida com alergia ou até mesmo hanseníase, mas é preciso estar atento quando aparecer algumas ‘feridas’ no corpo como no couro cabeludo e nas unhas, pois podem ser micoses que precisam ser cuidadas para não causar maiores complicações. Saiba quais são as causas e como evitá-las e tratamentos. Veja!

Fique atento aos sinais da micose (Foto: Divulgação)

As micoses são infecções causadas por 100 fungos de espécies diferentes aproximadamente, eles se alimentam de queratina e também de gorduras do corpo. As partes onde mais são fáceis de se desenvolver são os lugares onde tem calor e alta umidade como os vãos dos dedos, por exemplo, e é bem fácil de pegá-los quando a imunidade do corpo está baixa o que é muito perigoso, pois podem atingir os órgãos e causar uma infecção mais séria diagnosticada como infecção profunda.

Pode-se pegar micose pelo contato direto com o solo (pés e mãos no chão), por usar durante o calor sapatos fechados durante muito tempo, ficar com roupas molhadas ou o corpo úmido depois do banho, usar alicates e tesourinhas usadas por outras pessoas que às vezes já estão contaminados com algum fungo; essas são algumas das formas pelas quais as pessoas pegam essa infecção que causa muito incômodo. É possível identificar as micoses que aparecem como manchas no início, nas unhas (onicomicose – deixam as unhas amareladas e deformadas), e também como feridas em alguns lugares como na pele: couro cabeludo, boca, axilas, virilha, pés, mãos e mais.

PUBLICIDADE
A micose se prolifera em locais quentes e úmidos do corpo (Foto: Divulgação)

Como evitar as micoses 

As micoses podem ser evitadas se alguns cuidados forem tomados como: 

  • Evitar andar com os pés no chão;
  • Não usar alicates, tesourinhas, roupas e outros que seja de uso individual de outra pessoa;
  • Evitar ficar com roupas molhadas;
  • Se enxugar bem após o banho, principalmente em lugares como as axilas e virilha;
  • Usar sapatos abertos durante o verão e preferir roupas de fibras naturais como o algodão;
  • Se alimentar bem e de forma saudável com verduras e legumes, principalmente quem está com baixa imunidade.
    Alguns cuidados podem ser tomados contra a micose (Foto: Divulgação)

    Tratamentos

    É recomendado procurar um médico dermatologista para diagnosticar qual é o quadro da micose, cada tipo tem uma forma de tratamento. O médico pode recomendar o uso pomada ou remédio via oral, mas os cuidados tomados como com a higiene em casa ajudam muito no procedimento da cura, os cuidados já citados acima também.

    Agora que você já sabe sobre a micose e as formas de como evitá-la, previna-se e não sofra mais desse mal.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.