Search

Sintomas de depressão leve

Google plus

Se tem algo que talvez possa ser considerado um dos males mais frequentes da vida moderna, com certeza a depressão estaria na lista. Não que a depressão seja uma novidade, pelo contrário: ela esteve presente nas biografias de muitos personagens históricos e ilustres. O problema é que agora ele parece mais presente à medida em que seu diagnóstico já é um fato.

Depressão não é uma frescura, com algumas pessoas ainda insistem em dizer. É comum associarmos a palavra a situações isoladas em que nos sentimos tristes e talvez por isso haja tanta confusão a esse respeito para os leigos. Na verdade é uma doença que precisa de tratamento porque as consequências podem ser muito graves. Caso o problema não seja tratado ele pode tornar-se crônico.

O que é depressão?


De acordo com o site do doutor Dráuzio Varella, a depressão é uma desordem psiquiátrica que para ser diagnosticada deve seguir uma tabela de sintomas onde cinco ou mais devem estar presentes no paciente sendo que um deles é obrigatório: estado deprimido ou falta de motivação para as tarefas rotineiras há pelo menos duas semanas.

· Estado deprimido: sentir-se deprimido a maior parte do tempo;
· Anedônia: interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina;
· Sensação de inutilidade ou culpa excessiva;
· Dificuldade de concentração: habilidade diminuída para pensar e concentrar-se;
· Fadiga ou perda de energia;
· Distúrbios do sono: seja insônia ou hipersônia praticamente todos os dias
· Problemas psicomotores: agitação ou retardo psicomotor;
· Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;
· Idéias recorrentes de morte ou suicídio.

Diagnosticada a depressão, ela pode ser classificada em três diferentes graus:

1) Depressão menor: 2 a 4 sintomas por duas ou mais semanas, incluindo estado deprimido ou anedônia;

2) Distimia: 3 ou 4 sintomas, incluindo estado deprimido, durante dois anos, no mínimo;

3) Depressão maior: 5 ou mais sintomas por duas semanas ou mais, incluindo estado deprimido ou anedônia.

É importante lembrar que esses sintomas tem um grande impacto negativo na qualidade de vida do paciente chegando até mesmo ao extremo do suicídio. De acordo com o site pelo menos 60% das pessoas que se suicidam apresentavam sintomas característicos da doença.

A depressão é ainda um mal mais frequente do que se imagina: alguns estudos mostram que 10% a 25% das pessoas que procuram clínicos gerais apresentam indícios da doença, sendo muito semelhante ao número de casos como infecções respiratórias e hipertensão atendidos por esses profissionais.

O site ainda informa que a maioria dos casos tem início quando o indivíduo tem idade entre 20 e 40 anos, com sintomas que se desenvolvem no decorrer de dias ou semanas. Caso o paciente não sejam tratado, o episódio pode ter duração de seis meses a dois anos, e embora passando desse período a maioria das pessoas volte a vida normal, em 25% das vezes a depressão pode se tornar crônica.

Tratamento:

Quem sofre de depressão deve procurar tratamento médico especializado o quanto antes, para não deixar que esse mal atrapalhe sua vida e seu cotidiano. O tratamento pode incluir um programa de exercícios físicos, o uso de remédios e de outros tipos de terapia conforme a gravidade do caso. Se esse é o seu caso ou o de alguém que conheça, não deixe de procurar ajuda.


Google plus


Este artigo possui 3 comentários

  1. valquira
    Publicado em 10/03/2013 às 4:12 PM [+]

    ola meu nome e valquira eu tomei um remedio mais o efeito dele ja saiu mais nao melhorei ainda eu acho que eu to entrano em depresao o que vc pode faze pra me ajuda preciso de uma ajuda

  2. diego
    Publicado em 02/04/2013 às 7:54 PM [+]

    tenho pensamentos ruins de que tenho alguma doença grave. vontade de chorar com muita facilidade. mas isso so acontece quando estou sozinho. pois quando estou com meus amigos não sinto nada

  3. nara
    Publicado em 20/10/2013 às 5:31 PM [+]

    eu vivo triste,com baixo estima,acho que ninguem gosta de mim,falta de memoria para racionar direito,fata de prazer sexual,choro atoa,,sera que to com depressao?????????

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top