Menu

Saúde

Atualizado em 20 de maio de 2011, às 23:50 por Emanuelle
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Sintomas de depressão leve

homem deprimido Sintomas de depressão leve

Se tem algo que talvez possa ser considerado um dos males mais frequentes da vida moderna, com certeza a depressão estaria na lista. Não que a depressão seja uma novidade, pelo contrário: ela esteve presente nas biografias de muitos personagens históricos e ilustres. O problema é que agora ele parece mais presente à medida em que seu diagnóstico já é um fato.

Depressão não é uma frescura, com algumas pessoas ainda insistem em dizer. É comum associarmos a palavra a situações isoladas em que nos sentimos tristes e talvez por isso haja tanta confusão a esse respeito para os leigos. Na verdade é uma doença que precisa de tratamento porque as consequências podem ser muito graves. Caso o problema não seja tratado ele pode tornar-se crônico.

O que é depressão?

depressao gene genetica 20110516 size 598 Sintomas de depressão leve

De acordo com o site do doutor Dráuzio Varella, a depressão é uma desordem psiquiátrica que para ser diagnosticada deve seguir uma tabela de sintomas onde cinco ou mais devem estar presentes no paciente sendo que um deles é obrigatório: estado deprimido ou falta de motivação para as tarefas rotineiras há pelo menos duas semanas.

· Estado deprimido: sentir-se deprimido a maior parte do tempo;
· Anedônia: interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina;
· Sensação de inutilidade ou culpa excessiva;
· Dificuldade de concentração: habilidade diminuída para pensar e concentrar-se;
· Fadiga ou perda de energia;
· Distúrbios do sono: seja insônia ou hipersônia praticamente todos os dias
· Problemas psicomotores: agitação ou retardo psicomotor;
· Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;
· Idéias recorrentes de morte ou suicídio.

Diagnosticada a depressão, ela pode ser classificada em três diferentes graus:

1) Depressão menor: 2 a 4 sintomas por duas ou mais semanas, incluindo estado deprimido ou anedônia;

2) Distimia: 3 ou 4 sintomas, incluindo estado deprimido, durante dois anos, no mínimo;

3) Depressão maior: 5 ou mais sintomas por duas semanas ou mais, incluindo estado deprimido ou anedônia.

É importante lembrar que esses sintomas tem um grande impacto negativo na qualidade de vida do paciente chegando até mesmo ao extremo do suicídio. De acordo com o site pelo menos 60% das pessoas que se suicidam apresentavam sintomas característicos da doença.

voce sabe o que e depressao 3 46 Sintomas de depressão leve

A depressão é ainda um mal mais frequente do que se imagina: alguns estudos mostram que 10% a 25% das pessoas que procuram clínicos gerais apresentam indícios da doença, sendo muito semelhante ao número de casos como infecções respiratórias e hipertensão atendidos por esses profissionais.

O site ainda informa que a maioria dos casos tem início quando o indivíduo tem idade entre 20 e 40 anos, com sintomas que se desenvolvem no decorrer de dias ou semanas. Caso o paciente não sejam tratado, o episódio pode ter duração de seis meses a dois anos, e embora passando desse período a maioria das pessoas volte a vida normal, em 25% das vezes a depressão pode se tornar crônica.

Tratamento:

Quem sofre de depressão deve procurar tratamento médico especializado o quanto antes, para não deixar que esse mal atrapalhe sua vida e seu cotidiano. O tratamento pode incluir um programa de exercícios físicos, o uso de remédios e de outros tipos de terapia conforme a gravidade do caso. Se esse é o seu caso ou o de alguém que conheça, não deixe de procurar ajuda.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.