Menu

Culinária

Atualizado em 30 de abril de 2011, às 11:40
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Receitas com Macarrão Talharim

Não se sabe exatamente quando começou a produção do macarrão, mas dizem que a partir do momento que o homem descobriu que podia moer e misturar alguns cereais transformando-os em uma pasta que poderia ser consumida cozida ou assada surgiu o macarrão, é difícil definir onde e quando a fabricação do começou, pois muitos foram os momentos que o macarrão esteve presente na alimentação humana, até os estudiosos da história não tem uma opinião definida de onde essa massa surgiu.

A história do macarrão se confunde com alguns fatos históricos que nos mostram a trajetória deste saboroso produto ao longo dos séculos, mas uma coisa é certa a partir do século XIII os italianos foram os maiores difusores e consumidores do macarrão por todo o mundo.

Eles inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos incorporaram ao macarrão um ingrediente que lhe permitiu um cozimento correto proporcionando um ponto ideal de cozimento.

Receitas com macarrão talharim Receitas com Macarrão Talharim

A fabricação do macarrão por muitos anos foi à caseira e com o passar dos tempos passou a ser produzidas nas padarias e a partir do século XIX começou a serem industrializados e deu origem desse modo a primeira fabrica da massa.

Foi após a 1ª Guerra Mundial que o macarrão conquistou a Itália toda e ganhou o mundo com o seu sabor, nos dias atuais seja ele caseiro ou industrializado a massa é presença garantida na mesa de quase todas as pessoas, o macarrão ganhou adaptações especiais em cada País pelo qual foi incorporado á alimentação e como é obvio no Brasil não poderia ser diferente.

Receitas com macarrão talharim2 Receitas com Macarrão Talharim

Depois dessa aula de história nada melhor que uma receita de Macarrão Talharim fresca para deixar os apreciadores da massa com água na boca.

Para a massa:

Separe ½ kg de farinha de trigo;

05 gemas

Água até o ponto de abrir

Fubá para polvilhar.

Coloque a farinha de trigo em uma superfície lisa e faça uma cavidade no centro da massa e coloque as gemas misturando bem, acrescente água em temperatura ambiente, e aos poucos vai amassando sem parar até obter uma massa lisa, depois abra a massa com rolo e polvilhe com farinha e faça rolos compridos e corte-os na largura que desejar

Depois de cortado desenrole e coloque-os em um tabuleiro e polvilhe com fubá, cozinhe em água fervente até que esteja cozido, coloque em uma travessa e reserve até que o molho esteja pronto.

Para a preparação do Molho:

Prepare 15 tomates maduros, sem pele e sem sementes

1 copo desses americano de azeite de oliva

Dois  dentes de alho socados

Coloque sal a gosto

Coloque 1 colher de sopa de açúcar

Azeitonas á gosto

Mussarela cortada em cubinhos á gosto

Manjericão e Orégano.

Corte os tomates em pedaços pequenos, aqueça o azeite e frite o alho depois refoque os tomates cortados, coloque sal e abaixe o fogo deixando cozinhar até que o tomate esteja derretendo, em seguida acrescente o restante dos ingredientes, menos o orégano, mexa ligeiramente e apague o fogo, despeje o molho sobre o macarrão cozido, polvilhe com orégano á gosto e sirva quente, se preferir pode colocar carne moída ou outro tipo de ingrediente ou mesmo fazê-lo com molho branco.

Para incrementar ainda mais as receitas de Macarrão Talharim colocarei um vídeo onde uma bela receita de macarrão talharim al pescatore esta sendo preparada, pois nada melhor do que visualizar o preparo para aprender passo a passo com realizar a receita, aproveitem!