Menu

Culinária

Atualizado em 28 de agosto de 2012, às 16:55 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Receita de Petit gâteau de chocolate

Veja como fazer o petit gâteau de chocolate e sirva com sorvete de baunilha.

De origem norte-americana, o petit gâteau é um bolo de tamanho pequeno com um recheio cremoso e uma casca mais seca. A história mais comum sobre o surgimento deste bolinho atribui a criação da receita ao erro de um aprendiz de chefe de cozinha, que deixou o fogo esquentar mais do que o necessário.

 Receita de Petit gâteau de chocolateDifícil de resistir a essa delícia (Foto: divulgação)

 

Apesar do bolinho ter ficado diferente do que se esperava, a receita fez muito sucesso com os consumidores e tornou-se popular em restaurantes da cidade de Nova York, nos anos 1990. Aos poucos, a receita de petit gâteau – cuja pronúncia é peti gatô – começou a receber outros ingredientes e recheios como, por exemplo, o doce de goiaba e o doce de leite.  Para que você possa preparar esse bolinho de um modo mais fácil, uma sugestão é o petit gâteau de chocolate. Confira:

Petit gâteau de chocolate

Ingredientes

 250 gramas de chocolate meio amargo partido em pedaços

 1 1/4 xícara (chá) de manteiga

 5 gemas

 5 ovos

 3/4 xícara (chá) de açúcar

 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo

Sorvete de baunilha

505827 petit gateau chocolate Receita de Petit gâteau de chocolatePetit gâteau de chocolate (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e reserve. Em uma vasilha de tamanho grande coloque as gemas, os ovos e o açúcar. Adicione o chocolate e a manteiga derretidos. Junte devagar a farinha de trigo. Misture bem e transfira a massa para forminhas de alumínio untadas com manteiga. Leve para assar em forno preaquecido, na temperatura média, durante 15 minutos ou até que o petit gâteau de chocolate fique seco na parte de fora. Após esse tempo, desligue o forno e desenforme ainda quente. Sirva com o sorvete de baunilha.

Continue lendo: Petit Gateau Receita Fácil

Quente e Frio: Por que o Petit Gateau é tão Saboroso?