Quente e Frio: Por que o Petit Gateau é tão Saboroso?

Quem gosta de doces tem um cardápio enorme disponível, com opções tentadoras para todos os paladares. É um mundo de cores, texturas e sabores…

Quem gosta de doces tem um cardápio enorme disponível, com opções tentadoras para todos os paladares. É um mundo de cores, texturas e sabores sem fim. Chocolates, balas, bolos, sorvetes, bolinhos, enfim, tudo está dentro deste universo. Entretanto, alguns doces são tão bons que acabam ficando famosos pela sua delícia, como é o caso do petit gateau, um pequeno bolo de chocolate com massa crocante e recheio bem cremoso. Se você nunca comeu, saiba que está perdendo a chance de comer um dos melhores doces que existem, e se já comeu, provavelmente nunca irá deixar de comer.

O doce surgiu nos Estados Unidos, por puro acidente. Um aprendiz de chefe de cozinha deixou a receita no forno por tempo demais, mas foi justamente esse erro que torno o prato famoso, pois os clientes acabaram adorando e voltavam com frequência. Isso aconteceu por volta do ano de 1990. No Brasil, o petit gateau teve sua chegada oficial em 1996 e foi muito bem aceito, com sabores que iam além do clássico chocolate, como doce de leite, goiaba e frutas variadas, além de algumas bebidas alcoólicas como ingredientes.

Originalmente é servido acompanhado de uma bola de sorvete de creme com cobertura de chocolate, mas a criatividade é muito bem-vinda, e graças a isso existem os vários sabores e decorações. O nome, “petit gateau” é de origem francesa, apesar de não representar o que a expressão quer dizer na língua de origem. Lá, o nome do doce significa “qualquer bolinho”, e não um tipo específico. Mas como é de costume do brasileiro, quando se põe um nome, é aquele que vai ficar.

Outro detalhe bastante atrativo deste doce saboroso é que você pode comê-lo a qualquer temperatura. Se está no verão, coma-o geladinho, se estiver no inverno, faça o contrário. Isso quer dizer que além de ser muito gostoso, ele também é bastante versátil, e se adequa a quase todos os gostos e temperaturas.

Leia Também:  Aprenda a preparar saborosas panquecas

Quer aprender a fazer seu próprio petit gateau para comer quando der vontade? Então pegue a caneta, anote os ingredientes e preste muita atenção, porque você vai aprender rapidinho!

Os ingredientes são os seguintes:

  • 300g de chocolate meio amargo
  • 300g de manteiga sem sal
  • 5 gemas de ovos
  • 5 ovos inteiros
  • 170g de açúcar
  • 100g de farinha de trigo peneirada
  • 40g de açúcar de confeiteiro
  • 6 cerejas ao marrasquino
  • Folhas de hortelã
  • Sorvetes de creme

Siga os passos:

1-      Derreta o chocolate em um banho Maria, depois coloque a manteiga e derreta também.

2-      Faça pão de ló, batendo as gemas, os ovos e o açúcar até chegar no ponto.

3-      Adicione a farinha de trigo e misture com a ajuda de uma espátula.

4-      Agora coloque o chocolate e a manteiga previamente derretidos.

5-      Pegue as forminhas e preencha com o que está feito, só não esquece de deixar um pequeno espaço sobrando.

6-      Deixe no forno por volta de 5 a 6 minutos a 180°. Quando o exterior endurecer, está pronto.

7-      Sirva com o sorvete.

Top