Atletas de finais de semana: cuidados necessários

Redacao 29/03/2012 Bem Estar

Aos finais de semana é comum as pessoas terem tempo livre do trabalho e aproveitarem para praticar exercícios físicos para compensar a semana inteira, porque para a maioria delas não dá tempo nem de fazer uma simples caminhada. Jogar futebol, correr, caminhar, andar de bicicleta, fazer natação, independente da atividade que é exercida é muito importante para o bem estar do corpo e também para a saúde, mas é preciso estar atento a alguns cuidados que são necessários ser tomados como, por exemplo, ter o controle do tempo de atividade física que o corpo suporta. Você pode conferir e saber mais sobre este e mais cuidados a seguir aqui no Mundo das Tribos.

Atletas de finais de semana (Foto: Divulgação)

O sedentarismo atinge 80% da população, mas ainda há aqueles que mesmo não tendo tempo durante a semana optam por se exercitar aos sábados e/ou domingos. A recomendação dos médicos é que as atividades físicas sejam praticadas constantemente, mas quando o caso é ‘falta de tempo’, eles orientam os pacientes a praticarem as atividades mesmo sendo em período menor e também a ficarem alertas com alguns cuidados.

A ansiedade de algumas pessoas nos finais de semana para recompensar o tempo perdido é muito grande e às vezes elas acabam extrapolando sem pensar no limite do corpo, esse é o primeiro e grande erro, pois de maneira alguma podem esquecer-se de se alongar, fazer as refeições corretamente, hidratar-se e muito mais. A pressa para a prática dos exercícios e a falta de cuidados pode levar a sérios problemas como contusões, desidratação e vários outros problemas, como alteração cardíaca, podendo causar infarto. São por esses motivos que é essencial a atenção quando for praticar exercícios. Previna-se!

Na ansiedade por praticar exercícios no fim de semana, muitos esquecem alguns cuidados (Foto: Divulgação)

Cuidados necessários

1. O primeiro passo para praticar atividades físicas aos finais de semana com tranquilidade é antes, ir ao médico para fazer uma ‘bateria’ de exames, entre eles os cardíacos que são essenciais para você saber o tipo de atividade permitida para a sua saúde.

2. Para evitar contusões, alongue-se sempre cerca de dez minutos antes da atividade que será exercida (independente de qual for).

3. Faça alimentação adequada antes de sair de casa dando preferência aos alimentos saudáveis e nutritivos (carnes magras, verduras, legumes, frutas) para evitar a má digestão. Consuma também bastante liquido!

4. Obedeça aos limites do seu corpo, se estiver muito cansado ou fadigado pare imediatamente com a atividade e descanse. Lembre-se do cálculo para controlar sua frequencia cardíaca: subtraia sua idade do número 220 e o número obtido é a frequência cardíaca recomendada para sua faixa etária, mas o ideal é que os batimentos sejam 60% desse resultado (durante a prática de qualquer atividade física).

5.Para o bem-estar do corpo, escolha roupas leves e arejadas para a prática do exercício. Use um calçado confortável e próprio para a atividade e também se proteja usando protetor solar e leve sempre consigo uma garrafinha de água. Use sempre equipamentos de proteção.

Pratique atividades físicas com tranquilidade (Foto: Divulgação)

Tomando os cuidados necessários você estará pronto para qualquer tipo de atividade. Boa sorte!

Outros artigos