Menu

Bichos

Atualizado em 9 de agosto de 2012, às 11:00 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Raças de cães mais difíceis de adestrar

Saiba quais são as raças caninas que oferecem maior dificuldade de adestramento.

O adestramento dos cães é extremamente importante e útil. A depender da raça do animal, o trabalho pode oferecer algumas dificuldades; porém, com bons adestradores, qualquer animal poderá aprender regras e obedecê-las, de forma que façam o que os donos gostariam ou deixem de fazer algo que incomoda as pessoas e prejudica o convívio entre animais e humanos. Existem algumas raças de cães mais difíceis de adestrar. Essa dificuldade está ligada à personalidade do cão, normalmente característica da raça à qual ele pertence.

499612 Raças de cães mais difíceis de adestrar.1 Raças de cães mais difíceis de adestrarCães bebês também fazem bagunça (Foto: Divulgação)

Embora muitos pensem que certas raças são mais “burras” e, por isso, têm dificuldade em entender os comandos, não é bem isso que acontece. Os cães, tal como os humanos, possuem diversos tipos inteligência. Para que o adestramento seja eficaz, é necessário que ele seja feito por um profissional que realmente conheça a psicologia e as limitações da raça a ser trabalhada. O mesmo vale, em escala menor, é claro, para os donos do animal. Tão logo o cãozinho é levado para a casa, já deve ser educado, aos poucos, pelos donos. Para isso, as pessoas que se propõem a ter um cachorro, devem preocupar-se em conhecer a fundo a raça que escolheram. Somente assim poderão educar seus cães, já no início do convívio familiar.

499612 Raças de cães mais difíceis de adestrar.2 Raças de cães mais difíceis de adestrarA educação começa antes do adestramento (Foto: Divulgação)

Educação e adestramento de raças

A educação dos cães é algo que eles devem aprender, desde cedo. Isso significa que eles devem saber, por exemplo, onde fazer suas necessidades, ou entender quem realmente são dos donos da casa, entre outras coisas. Já o adestramento é a aprendizagem pela qual o cão deverá passar, até que entenda que deve seguir determinados comandos de seus donos. Alguns cães são mais difíceis de adestrar justamente por já trazerem em seu histórico uma má educação ou traumas que, junto à personalidade da raça, dificultam o trabalho do adestrador. Isso não significa, entretanto, que estes cães não serão adestrados.

499612 Raças de cães mais difíceis de adestrar.3 Raças de cães mais difíceis de adestrarAlguns cães são apenas teimosos (Foto: Divulgação)

Raças mais difíceis de adestrar

Algumas raças, por serem mais autônomas e independentes, ou ainda ansiosas e muito ativas, têm a educação e o adestramento mais complicados. Estes cães costumam ter dificuldades em acatar ordens ou permanecer calmos. Veja quais são as raças mais difíceis de adestrar:

Veja fotos de outras raças: Fotos de cachorros de raça

  • Akita: esta raça tem uma dificuldade natural em aceitar ordens, especialmente de estranhos;
  • Chow Chow: o cão da língua azul é chamado, por muitos, de “cachorro com alma de gato”. Tende a se comportar com desprezo, em certas situações. O Chow não é nada burro. A raça, na verdade, obedece às ordens quando bem entende;
  • Fila: tem a personalidade muito forte e marcante. Não gosta de ordens; por isso, o adestramento é mais difícil;
  • Beagle: por manter características primitivas, especialmente as de caçador, o cão Beagle é conhecido por sua teimosia e insubordinação;
  • Husky Siberiano: mais uma raça de traços primitivos. O Husky tem instinto caçador muito forte e não obedece, cegamente, às ordens;
  • Fox Terrier: apesar da grande inteligência, esta raça tem o temperamento extremamente teimoso. Por isso, seu adestramento é mais complicado;
  • Pitt Bull Terrier: como todo bom terrier, pode ser extremamente teimoso, recusando ordens.
499612 Raças de cães mais difíceis de adestrar.4 Raças de cães mais difíceis de adestrarAlgumas raças só obedecem quando querem (Foto: Divulgação)

Estes e todos os outros cães, apesar de certa dificuldade, podem ser educados e adestrados, desde que as pessoas envolvidas conheçam e saibam lidar com o seu temperamento. Apesar de haver raças de cães mais difíceis de adestrar, todos eles podem ser perfeitamente treinados, pois trata-se de uma questão de psicologia canina.

499612 Raças de cães mais difíceis de adestrar.5 Raças de cães mais difíceis de adestrarDeve-se saber os limites de cada raça (Foto: Divulgação)

Saiba sobre alguns comportamentos caninos: Cães compulsivos: como tratar