Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Você acabou de ganhar ou de comprar um cachorro? Prepare-se, pois assim que chegar em casa, ele vai correr para urinar naquele belo tapete…

Você acabou de ganhar ou de comprar um cachorro? Prepare-se, pois assim que chegar em casa, ele vai correr para urinar naquele belo tapete da sua sala, no pé do sofá ou até mesmo na sua cama, lhe deixando bravo e pronto para dar uma bronca nele.

Quanto mais cedo você ensinar o seu cão a urinar no lugar certo, mais fácil será o aprendizado (Foto: Divulgação)

Essas situações acontecem com a maioria das pessoas que têm um cão de estimação e para evitá-las, é preciso ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, lembrando que quanto mais cedo o treinamento começar, mas fácil será o aprendizado e, em pouco tempo, o cão estará urinando no lugar adequado.

Para começar, esqueça alguns truques bastante difundidos entre os proprietários de cachorros, como esfregar o focinho do cão na urina, para que ele não faça o xixi mais naquele local. Além de não funcionar, tal atitude pode deixar o animal irritado e dará a ele o que ele mais quer, ou seja, a sua atenção.

Mais dicas: Aprenda a educar seu animal de estimação

Ensinando o cachorro a fazer xixi no lugar certo

O local deve ser coberto com jornais (Foto: Divulgação)

Se você está se perguntando como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, a primeira dica é começar a treiná-lo desde filhote (a partir de 45 dias é o ideal), criando uma rotina diária, que inclui levar o cão ao local certo durante várias vezes ao dia, prioritariamente assim que ele acordar, depois de comer e antes de dormir.

O lugar mais apropriado para o cachorro urinar deve ser de fácil acesso para ele e precisa ficar longe da casinha ou do local em que ele dorme, além de ficar distante também das vasilhas de ração e água.

Leia Também:  Raças de cães Chow chow, informações e fotos

Forre a área com bastante jornal e deixe-o no local por alguns minutos, para que ele possa brincar e se divertir. Assim que o cão urinar no lugar certo, você pode recompensá-lo com um carinho e até mesmo com um petisco, para que ele se sinta mais estimulado a fazer xixi sempre naquele local.

Repita o mesmo procedimento várias vezes e com o passar do tempo, diminua a quantidade de jornais que cobrem o chão, até que fique somente uma folha. Dessa forma, o cão fixará o comportamento e não irá mais urinar nos locais inadequados, lembrando que as dicas também funcionam para educá-lo a fazer cocô no lugar certo.

E se o cão urinar no lugar errado?

É preciso ter paciência e não repreender o cachorro se ele urinar no local errado, pois isso só irá dificultar o aprendizado (Foto: Divulgação)

Durante o treinamento ou até mesmo depois, pode acontecer de ele urinar em outros locais, algumas vezes. Caso isso aconteça, não fique bravo e nem use a violência para repreendê-lo, pois ele pode ficar com medo de fazer as necessidades na sua frente e passar a fazê-las em locais escondidos, o que dará ainda mais trabalho.

Adestrando o cachorro: Comandos básicos para ensinar ao filhote

Tenha paciência com ele e lembre-se de limpar o ambiente com produtos que neutralizem o odor da urina.

Top