Menu

Saúde

Atualizado em 6 de março de 2013, às 12:05 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Quem tem endometriose pode engravidar?

Muitas mulheres que são portadoras de endometriose, apresentam dúvidas sobre a doença. Saiba se uma mulher com endometriose, pode engravidar.

Um número restrito de mulheres sofre com o problema da endometriose, o que manifesta grande preocupação entre elas. A relação entre a endometriose e a infertilidade é real, e pode manifestar-se em alguns casos, gerando um grande desconforto e ansiedade. Porém, a possibilidade ou não de engravidar de uma mulher com endometriose, dependerá de diversos fatores, incluindo a gravidade da doença. Conheça abaixo algumas informações sobre a endometriose e a infertilidade feminina.

Saiba o que é endometriose, incluindo suas causas e tratamento.

590440 A dor é uma queixa muito comum na endometriose. Foto divulgação Quem tem endometriose pode engravidar?A dor é uma queixa muito comum na endometriose. (Foto: divulgação)

Conheça o significado de endometriose

O problema de endometriose surge quando o endométrio (tecido que reveste a cavidade uterina) implanta-se em locais fora do útero. Esses locais adversos podem incluir as tubas uterinas, ocasionando a infertilidade feminina.

Até o momento, são diversas as teorias que tentam explicar a fisiopatologia do problema, porém nenhuma possui absoluta certeza, resultando em muitas controvérsias entre os profissionais.

A endometriose pode manifestar muita dor nas mulheres acometidas

Muitas mulheres chegam com queixa de dor durante a relação sexual, podendo vir associado ou não a problemas menstruais. Essas queixas são as mais comuns apresentadas pelas portadoras de endometriose. Além disso, uma grande parte delas apresenta dificuldades para engravidar, diagnosticadas após o insucesso das tentativas.

590440 shutterstock 47232817 Quem tem endometriose pode engravidar?Buscar a orientação de um profissional é imprescindível para tratar a endometriose. (Foto: divulgação)

Endometriose X Infertilidade

Em geral, pacientes em estágio avançado da endometriose podem manifestar a obstrução da tuba uterina. Como consequência, esse fato pode impedir a chegada do espermatozoide até o óvulo ou, vice-versa. Além disso, outras questões hormonais e imunológicas podem justificar a infertilidade, além da endometriose.

Buscando a ajuda de um especialista

Diante das queixas anteriormente descritas, é ideal que a mulher busque a orientação de um especialista. Através da sua avaliação que inclui uma história completa e um exame físico adequado, o médico poderá solicitar a realização de alguns exames complementares que irão colaborar com o diagnóstico de endometriose.

Saiba mais sobre o tratamento

A forma e o tipo de tratamento estipulado pelo profissional dependerão da gravidade da endometriose. Além disso, o médico também levará em consideração o desejo ou não de engravidar da paciente.  Assim, é muito importante que a mulher fique sempre atenta às alterações corporais, incluindo as queixas anteriormente citadas, de modo a evitar qualquer consequência.

590440 grvda1 Quem tem endometriose pode engravidar?As mulheres com endometriose podem engravidar, através de um tratamento ideal. (Foto: divulgação)

A endometriose é um problema muito grave entre as mulheres e que necessita de atenção especial. Isso porque, a depender da gravidade, muitas delas apresentam dificuldade em engravidar. Diante disso, é muito importante buscar a orientação de um especialista, de modo a evitar futuras e graves consequências.

Conheça os tratamentos indicados para endometriose.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.