Endometriose, O que é, Sintomas, Como Tratar

PUBLICIDADE

A endometriose é uma doença ginecológica comum que atinge mulheres em idade produtiva, ou seja, depois da primeira menstruação. É uma doença comum, porém, muito complexa, e deve ser tratada com cuidado. Saiba a seguir mais sobre a endometriose, o que é, sintomas, como tratar nas informações que selecionamos para você.

O nome endometriose se deve ao local onde ela ocorre que é o tecido endometrial, uma membrana que reveste a parede interna do útero. A partir da primeira menstruação a mulher sofre alterações no tecido dessa membrana, o endométrio, para receber um possível embrião. Mas quando não ocorre fecundação dos óvulos, esse tecido e o óvulo que não foi fecundado são expelidos junto com o sangue menstrual.

As causas que levam a endometriose não são muito conhecidas, e há varias teorias que explicam o seu aparecimento, entre elas a mais usada pelos médicos, ou seja, a de que ela ocorre quando esse tecido, o endométrio, se encontra ou se desloca para outras partes do útero, ou outros órgãos da pelve feminina. Não há como prever o seu aparecimento. Os sintomas da endometriose são as dores, principalmente durante as relações sexuais, a qual ocorre na parte inferior do abdômen. Essa dor não é comum, portanto, se você sentir essa dor, além de cólicas e dores menstruais que a fazem parar com suas atividades, consulte um médico o mais cedo que puder.

PUBLICIDADE

Se você descobriu que tem a doença, saiba como tratar a endometriose: primeiramente, o médico ginecologista lhe indicará um tratamento de regulação hormonal, podendo aliviar, assim, as dores. Outros medicamentos analgésicos também podem ser usados na questão da dor. O tratamento simples com medicamentos injetáveis pode durar de 6 meses em diante, de acordo com o caso. Além dos medicamentos injetáveis, as pílulas anticoncepcionais também podem ser usadas, até mesmo como prevenção.

Porém, cada caso é um caso. Em mulheres que demoraram muito para procurar um médico, é necessária a total remoção de seus órgãos internos do aparelho reprodutor. Isso implicará na impossibilidade completa de ter filhos. Além disso, em muitos casos de endometriose a mulher perde sua fertilidade, mas com o tratamento pode aumentar as chances de reverter essa situação. É muito importante que ao sentir o mínimo sinal de dores pélvicas, ou dores muito intensas durante o período menstrual que você procure um ginecologista, afinal, o diagnóstico tardio pode tornar impossível as chances de a mulher ter filhos.

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.