Menu

Saúde

Atualizado em 6 de setembro de 2013, às 10:05 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Queimadura ocular por solda: o que é

A queimadura ocular por solda pode causar sérios danos à retina. Saiba mais sobre o assunto.

Os olhos podem ser afetados por vários agentes químicos e físicos. As queimaduras com ácidos e soldas podem ser mais graves e levar à perda da visão. Em qualquer uma das situações, é necessário recorrer a um oftalmologista. Saiba mais sobre o assunto e veja o que é queimadura ocular por solda.

653668 A soldagem deve ser feita com segurança para prevenir as queimaduras oculares. Foto divulgação Queimadura ocular por solda: o que é A soldagem deve ser feita com segurança para prevenir as queimaduras oculares. (Foto: divulgação)

Queimaduras oculares

A maior parte dos acidentes que provocam queimaduras acontece por negligência, ou seja, eles poderiam ser evitados se os cuidados necessários fossem tomados. A primeira causa desse tipo de fatalidade está associada aos líquidos superaquecidos e basta um pequeno descuido para que essas substâncias atinjam os olhos.

As queimaduras químicas oculares são as causas mais frequentes que geram danos à saúde ocular e devem ser consideradas emergências oftalmológicas. Acometem geralmente os dois olhos e são causa de 7 a 10% dos casos de traumas oculares. A maior parte das vitimas são do sexo masculino e ocorrem devido a acidentes de trabalho.

653668 A queimadura ocular pode comprometer a visão. Foto divulgação Queimadura ocular por solda: o que é A queimadura ocular pode comprometer a visão. (Foto: divulgação)

Queimaduras por solda

Lidas com as soldas exige muito cuidado, já que fixar os olhos na luz produzida por ela sem o uso de óculos de proteção pode provocar queimadura, que apesar de não ser sentida logo de imediato, pode gerar muito desconforto.

A sensibilidade excessiva à luz, vermelhidão, dor intensa e lacrimejamento são alguns dos sintomas que podem surgir em até 12 horas depois da exposição a esse tipo de radiação.

De acordo com o American Academy of Ophthalmology, os ferimentos na córnea causados pela luz UV da solda geralmente se curam dentro de dois dias. Porém, existem algumas medidas que devem ser tomadas para prevenir futuros danos aos olhos e que irão ajudar na recuperação da saúde dos olhos.

O que fazer quando ocorrer a queimadura ocular

Depois de ocorrer o incidente que gerou a queimadura, é essencial avaliar e classificar a extensão e gravidade da lesão no tecido ocular para que o tratamento adequado seja feito. Essa medida influencia muito no prognóstico do resultado visual final.

O tratamento imediato das queimaduras consiste na irrigação dos olhos, utilizando somente água que estiver disponível por perto. Quanto maior for o tempo entre o acidente e a irrigação com água, pior será o prognóstico.

As pálpebras devem ser bem afastadas, irrigando o globo ocular continuamente com água. A lavagem inicial do local deve ser feita em alguns minutos para proporcionar irrigação abundante dos olhos. Em seguida, o médico oftalmologista deve ser procurado imediatamente para avaliar o caso.

653668 É preciso consultar o oftalmologista para avaliar o caso. Foto divulgação Queimadura ocular por solda: o que é É preciso consultar o oftalmologista para avaliar o caso. (Foto: divulgação)

As queimaduras provocadas por solda podem comprometer a saúde dos olhos e levar até a cegueira. É necessário saber como tratar as queimaduras  nos olhos para evitar danos mais graves. Aposte nas dicas citadas acima e procure o oftalmologista o mais rápido possível.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.