Menu

Decoração

Atualizado em 4 de junho de 2012, às 6:30 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Quarto de bebê provençal: como decorar

Elegância e inocência: aprenda como imprimir o conceito do estilo provençal na decoração do quarto do bebê.
458548 Quarto de bebê provençal como decorar 1 Quarto de bebê provençal: como decorarO estilo provençal é marcado por cores claras e estampas delicadas.

O quarto de bebê que adota o estilo provençal na decoração é delicado e suave, proporcionando o conforto que a criança necessita nos seus primeiros meses de vida. A proposta resgata tendências que fizeram sucesso há séculos atrás, mas também busca incorporar características modernas.

O estilo provençal

Antes de trabalhar com a estética provençal no quarto do bebê, é importante conhecer quais são as principais características do estilo. A decoração normalmente apresenta traços românticos, cores claras, móveis clássicos e adornos que destacam um leve desgaste feito através da técnica conhecida como pátina.

O provençal se inspira em algumas características visuais da Provença, região localizada no sul do território francês. A estética incorpora elementos dos trabalhos artesanais do século XVIII, além de favorecer o clima bucólico, romântico e tranquilo.

Saiba mais: Decoração em estilo provençal

O estilo provençal no quarto do bebê

458548 Quarto de bebê provençal como decorar Quarto de bebê provençal: como decorarMóveis com traços antigos, porém claros e delicados.

O estilo provençal combina com o quarto do bebê porque ele é delicado, inocente e muito agradável. A decoração do ambiente não vai se tornar apenas infantil, mas também envelhecida com elegância. A suavidade e a leveza podem ser exploradas de diferentes formas no quarto, como no uso das cores, na escolha das estampas, móveis e objetos.

A estética convencional do quarto do bebê já explora as cores pastéis e neutras, encontrando nelas uma maneira de manter a criança relaxada e ainda favorecer o descanso. Com o provençal, esta proposta pode ganhar mais evidência, graças aos elementos típicos do estilo.

O quarto provençal combina tanto com meninas como com meninos, mas normalmente as mamães recorrem ao estilo para explorar a feminilidade no ambiente. A decoração é toda clarinha e agradável, sendo capaz de transformar o cômodo em um verdadeiro quarto de princesa.

458548 Quarto de bebê provençal como decorar 4 Quarto de bebê provençal: como decorarQuarto provençal para meninas.

A mobília do quarto de bebê, composta por berço, cômoda e cadeira de amamentação, deve apresentar traços do estilo provençal. Ou seja, precisa ser fabricada com madeira pintada de branco, exibir curvas clássicas e pequenas imperfeições. Este ar antigo misturado à proposta de delicadeza se torna a essência do charme da provence.

As principais cores invocadas pelo estilo provençal são branco pálido, rosa, lilás, azul carinho, terracota e verde. As combinações dos tons devem ser feitas de acordo com o sexo do bebê e a temática da decoração. Quanto às estampas, é comum o uso de florais e listras, que podem decorar as cortinas, as almofadas e até mesmo as paredes.

Alguns objetos podem ser incluídos na decoração para completar o efeito dos móveis provençais, como é o caso da luminária e das bonecas de porcelana.

Veja também: Decoração simples para quarto de bebê