Menu

Saúde

Atualizado em 29 de maio de 2012, às 15:28 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Pré-diabetes: o que é, como tratar

Os pré diabéticos são aqueles indivíduos que possuem uma grande chance de desenvolver a doença. Veja mais sobre o assunto e como tratar o problema.
454339 diabetesg Pré diabetes: o que é, como tratarPré-diabético é o indivíduo que tem alteração da glicemia no exame de sangue.

As pessoas que possuem risco de desenvolver o diabetes precisam realizar o teste de glicemia periodicamente. São dois testes que os médicos utilizam para fazer o diagnóstico da doença, que são:

Glicemia de jejum: Um teste realizado logo pela manhã, com a pessoa completamente em jejum. Nesse momento é retirada uma pequena quantidade de sangue da pessoa, onde se mede a quantidade de glicose presente. Considera-se normal um valor menor do que 99mg/dL de glicemia de jejum.

Teste de tolerância oral a glicose: Nesse exame, o paciente precisa chegar ao laboratório em jejum. Nesse momento retira-se uma quantidade de sangue e faz a medição da quantidade de glicose. Depois desse procedimento, o paciente ingere a quantidade de 75mg de glicose, espera-se duas horas e então uma nova amostra sanguínea é retirada. Dessa forma podemos saber como o organismo está agindo diante da ingestão de açúcar. Uma pessoa que não possui diabetes apresenta um valor menos do que 200mg/dL de glicemia na segunda amostra.

Veja também como o açúcar pode atrapalhar o raciocínio. 

454339 alimentacao saudavel Pré diabetes: o que é, como tratarUma alimentação saudável ajuda a combater a pré-diabetes.

O que é Pré-diabetes

Chamamos de pré-diabético aquele indivíduo que possui uma glicemia de jejum acima de 99mg/dL e menor do que 126mg/dL. Essa pessoa possui uma resistência à insulina, mas ainda não desenvolveu a doença por completo. É extremamente importante tomar alguns cuidados para que a Diabetes não se instale completamente.

Ou seja, o pré-diabético possui uma grande chance de desenvolver a doença, pois seus níveis sanguíneos de glicemia se encontram elevados. Porém, ainda não possui a Diabetes, não possuindo os problemas causados por ela.

Tratamento da pré-diabetes

Como não é uma doença, na maioria das vezes não é necessário tomar medicamentos.  Mais importante é realizar algumas medidas para prevenir que a diabetes se instale completamente. Se a pessoa não tomar providências, a doença com certeza vai se instalar.

As medidas para evitar que a pré-diabetes se transforme na diabetes como doença são:

  • Perda de peso, manter-se no peso ideal para sua altura;
  • Exercícios físicos de 3 a 4 vezes por semana;
  • Diminuição da quantidade de açúcar ingerida, assim como de sal, massas e gordura;
  • Controle da hipertensão arterial;
  • Evitar o tabagismo.
454339 exercicios fisicos bicicleta Pré diabetes: o que é, como tratarExercícios físicos combatem o desenvolvimento da diabetes.

Veja também sobre a importância de realizar exames de rotina

A diabetes é uma doença muito complicada que pode levar a sérios danos ao organismo como cegueira, perda da sensibilidade, infarto entre outros. Por isso, é importante que o portador de pré-diabetes se cuide de forma adequada para evitar desenvolver a doença.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.