Além de elevar o risco de diabete açúcar pode atrapalhar raciocínio

Além de elevar o risco de diabete açúcar pode atrapalhar raciocínio – De acordo com uma pesquisa divulgada na última semana por cientistas da Universidade…

Além de elevar o risco de diabete açúcar pode atrapalhar raciocínio – De acordo com uma pesquisa divulgada na última semana por cientistas da Universidade da Califórnia, o açúcar além de elevar a probabilidade de doenças como o diabetes tipo 2, ele ainda pode dificultar o raciocínio e a memória. Os cientistas conseguiram provar que a elevada ingestão de frutose, um tipo de açúcar, reduz o número de ligações entre células nervosas de ratos.

Além de elevar o risco de diabete açúcar pode atrapalhar raciocínio

O potencial lesivo do açúcar pode ter procedência no fato de ele ser um alimento novo na alimentação humana. Ao longo da história, o homem obteve quantidade restringidas desse ingrediente. A ingestão anual no século XIX, por exemplo, era de somente dois quilos por pessoa. Hoje em dia, de acordo com pesquisas, esse montante é de 37 quilos.

Leia mais: Frutas que ajudam a prevenir doenças

Essa drástica mudança não deixou o organismo humano ileso. Pesquisas apontam que o açúcar, por transformar algumas células humanas durante a fase de desenvolvimento, pode ser o responsável por doenças que vão da miopia e acne até o câncer.

Recomendação

A quantidade ideal de ingestão do açúcar ainda é discutida. A Associação Americana do Coração adverte que as mulheres devem consumir no máximo seis colheres de chá de açúcar por dia. Já os homens a quantidade seria nove colheres de chá.

Embora as frutas possuam quantia significativa de frutose, elas possuem pouco açúcar.

Em 2009, quando a indicação foi divulgada, o cidadão americano ingeria em média 22 colheres de chá, todos os dias. Boa parte decorre somente de uma só fonte: os refrigerantes. Embora as frutas possuam quantia significativa de frutose, elas possuem pouco açúcar. Uma maçã de 23 gramas, por exemplo possui menos de cinco colheres de chá. Uma porção de 150 gramas de morangos, possui pouco menos de duas colheres de açúcar.

No Brasil, não há uma recomendação exclusiva para a ingestão do alimento. Existe somente uma indicação da ingestão total de carboidratos que, ao passar pelo corpo, transforma-se em glicose. Em uma alimentação de 2 mil calorias, por exemplo, a recomendação é que 50% seja de carboidratos.

Leia também: 5 opções para substituir o açúcar

Problemas causados por açúcar em excesso

Nós brasileiros, ainda temos um péssimo hábito de consumir açúcar em grande quantidades e essa afirmação foi feita pela Presidente do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia de São Paulo: “Mas o brasileiro tem o hábito de consumir bastante açúcar. Um pouco disso se deve à característica do açúcar de ajudar a alivar a tensão”, afirma a cardiologista Regina Pereira.


Top