Menu

Serviços

Atualizado em 3 de agosto de 2012, às 9:20 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > PIS: como saber se tenho direito

Estar cadastrado há 5 anos ou mais no PIS/PASEP e ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano anterior, recebendo, no máximo, 2 salários mínimos por mês, são alguns dos requisitos para ter direito ao PIS.

Quando falamos em PIS (Programa de Integração Social), muitos trabalhadores têm dúvidas sobre o direito de receber tal benefício, que foi criado pelo Governo Federal com a finalidade de promover a integração dos empregados na vida social, através de uma melhor distribuição de renda.

497212 pis como saber se tenho direito PIS: como saber se tenho direitoMilhões de trabalhadores em todo o Brasil têm direito a receber o PIS, benefício que equivale a um salário mínimo

Equivalente ao valor de um salário mínimo, o PIS referente ao exercício 2012/2013 será destinado a aproximadamente 18 milhões de pessoas em todo o Brasil, de acordo com a Caixa Econômica Federal, sendo que os beneficiados poderão receber a quantia até o dia 28 de junho de 2013.

O abono salarial é uma ótima alternativa para você aliviar, pelo menos em parte, as contas do mês, já que pode utilizá-lo da maneira que quiser, seja para pagar contas em atraso, fazer aquela compra no supermercado, passear, viajar ou comprar algum produto que você esteja necessitando.

Informações sobre o PIS/PASEP 2012-2013: PIS PASEP consulta 2012: datas, tabelas, consulta internet, saldo

Requisitos para receber o PIS

497212 pis como saber se tenho direito 1 PIS: como saber se tenho direitoBasta cumprir todos os requisitos para que tenha direito a receber o PIS

Para ter direito a receber o PIS o trabalhador deve estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, ou seja, no caso do PIS referente a 2012, você deve ter se cadastrado em 2007. Além disso, é necessário ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano anterior, consecutivos ou não, com a carteira de trabalho assinada pela empresa.

Também é preciso que o trabalhador tenha recebido, em média, até dois salários mínimos por mês durante o ano-base, e que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador ao Ministério do Trabalho, por meio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Conheça o Cartão Cidadão, Caixa – informações

Onde procurar informações sobre o PIS

497212 pis como saber se tenho direito 2 PIS: como saber se tenho direitoAs informações sobre o PIS podem ser procuradas nas agências da CAIXA, pelo telefone ou via internet

Se mesmo com essas informações você ainda ficou em dúvidas se tem direito a receber o PIS, não deixe de procurar qualquer agência da CAIXA para buscar maiores detalhes e fazer uma consulta, apresentando o seu número de inscrição no PIS. A consulta também pode ser feita pelo telefone 0800-726-0101 (opção 2).

Se você quiser, pode ainda fazer a consulta através do site www.caixa.gov.br. No menu “Você”, clique em “Serviços Sociais”, depois em “PIS” e a seguir no link “Consulta de Pagamento”. Basta informar o número do PIS/PASEP e a senha cadastrada para saber se você tem direito a receber o PIS.

Onde sacar o PIS

497212 pis como saber se tenho direito 3 PIS: como saber se tenho direitoTabela de pagamento do PIS 2012/2013

Para os trabalhadores com direito a receber o PIS e que possuem conta na CAIXA, o benefício é depositado diretamente em sua conta. Já para aqueles que não são clientes da CAIXA nem estão vinculados a empresas conveniadas, o PIS é liberado conforme o seu mês de nascimento (veja na tabela).

Neste caso, o saque pode ser efetuado nas agências da CAIXA, com a apresentação da identidade e do número do PIS, ou nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas e postos Caixa Aqui, se o trabalhador possuir o Cartão Cidadão com senha cadastrada.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.