Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Serviços> Como saber o número do PIS?

Como saber o número do PIS?

Por Isah

Como saber o número do PIS? E o que é o número do PIS PASEP? Essas são duas perguntas que muitas pessoas especialmente aqueles que estão entrando no mercado de trabalho fazem com muita frequência. Esse artigo irá explicar exatamente como você pode achar o número do PIS e o que é o o número do PIS PASEP. Leia atentamente o artigo na íntegra para que você possa saber o que é o número do PIS E como você pode localizar o mesmo.

Como saber o número do PIS?
Como saber o número do PIS? Leia a matéria completa e aprenda os truques. (Foto:Divulgação)

Como saber o número do PIS

Essa é a primeira pergunta que muitos jovens e até mesmo adultos querem saber o número do PIS. Antes de responder essa pergunta é importante você entender o que significa o número do PIS, respondendo uma pergunta de cada vez e dentro do seu tempo, Primeiro você irá saber o que significa o número do PIS e qual a importância dele em seus documentos.

PIS significa Programa de Integração Social. Esse programa igual do seguro-desemprego, o abono salarial o FGTS – Fundo de Garantia do tempo de serviço. O seu tem o número que é atribuído a quem trabalha na área privada. Entende-se como área privada toda empresa que contrata trabalhador sem qualquer tipo de ligação nem patrocínio do Governo Federal. Portanto o trabalhador da área privada ele pode ter qualquer tipo de responsabilidade ou cargo, que será contado em sua CTPS – Carteira deTrabalho Previdência Social.

PASEP significa o programa de formação do patrimônio do servidor público, tipo de número atribuído a qualquer pessoa que trabalha como funcionário público. Entende-se Como funcionário público pessoas concursadas na área Municipal, Estadual e Federal.

Aqui você pode observar então duas coisas diferentes: o PIS que é destinado aos Trabalhadores da área privada e o PASEP que é destinado aos trabalhadores da área pública, ou seja pessoas concursadas.

Mas para que serve o número do PIS e PASEP? Quando você consegue o primeiro emprego e o mesmo tem sua CTPS assinada, você ganhará o seu número de PIS. Esse número somente será fornecido para o trabalhador que está com a sua carteira de trabalho assinada e a empresa devidamente dentro das regras do conforme determinado pelo Ministério do Trabalho.

Em palavras mais suaves, quando você solicita a sua carteira de trabalho e é contratada como pessoa assalariada e de maneira fixa você obterá o seu número de PIS. Quando você é concursado você ganhará o seu número do Pasep.

Apenas ressaltando que quem faz o cadastro do Trabalhador para obter o número do PIS é a própria empresa que o contratou. O número do seu PIS sempre será o mesmo independente de quantas ou quais empresas você trabalhou.

Leia também:

Qual a utilidade do número do PIS PASEP?

Se você leu atentamente assim mano observou que o seu número do PIS e que o número do seu PASEP serve para recolher todo e qualquer contribuição social tal como:

  • Seguro desemprego
  • Abono salarial
  • Cadastro nos programas do governo
  • FGTS

    A segunda via do cartão do PIS pode ser solicitada em uma agência da Caixa. (Foto:Divulgação)

Conforme você observou sem o número do seu PIS ou PASEP você não conseguirá obter direitos como o seu seguro, abono, FGTS ou qualquer outro cadastro no programa do governo que necessite do mesmo.

Como consultar o número do PIS?

Esse é o grande ponto do nosso artigo, como como consultar o número do PIS. Essa é uma das dúvidas da maioria dos Trabalhadores. Até mesmo para quem já está trabalhando há vários anos. Volta e meia algum amigo até mesmo colega de trabalho talvez ser perguntado para você ou você pode perguntar para ele como vejo meu PIS, Como faço para consultar o PIS novo ou até mesmo onde vejo meu PIS.

Outra dúvida muito frequente é bom responder para que você possa ter consciência disso, é que se você perder sua carteira de trabalho ou perdeu todos os seus documentos, e você precisar tirar segunda via o número do PIS sempre será o mesmo ele nunca mudará lembre-se disso. Bem então Vamos responder a pergunta como você pode consultar o número do PIS.

Os passos para você poder fazer a consulta do PIS ou do seu PASEP é realmente muito simples então preste atenção e você pode conferir até mesmo agora se você tiver perto de um dos seus documentos irá achar facilmente o número do seu PIS Então vamos as seis formas de você consultar o seu PIS PASEP.

Primeiro: a primeira forma para saber o número do seu PIS Está dentro da sua carteira de documentos. Como assim? Se você tem o cartão cidadão o número do seu PIS é aquele que se encontra na frente do mesmo. Essa foi a primeira e mais fácil forma de você achar o número do seu PIS.

Segundo: a segunda forma para descobrir o número do PIS Está na carteira de trabalho. As novas carteiras de trabalho logo quando você abre ela, ou seja na primeira página onde encontra-se a sua foto a sua digital e a sua assinatura, você verá um campo escrito PIS PASEP.

Realmente essa segunda forma mais fácil de identificar o número do seu PIS. Agora se sua carteira de trabalho não é das novas, é mais antiga um pouco você poderá verificar o número do PIS ou PASEP caso de concursado nas páginas em anotações Gerais. Nessas páginas você deve procurar pelo campo cadastro como participante do PIS sob número aí você ver a o número do PIS PASEP. Não é realmente fácil?

Terceiro: a terceira maneira de achar o número do PIS é através da internet. O número do seu PIS é o mesmo número do NIT. Nit é o número de Identificação do trabalhador. Caso você preciso do número do PIS de uma forma emergencial e não exposto e o seu cartão cidadão ou a carteira de trabalho não está com você na hora basta você fazer a consulta online, Que por sinal é totalmente gratuita.

O Dataprev (Acesse o SITE)a empresa responsável pela base dos dados sociais do cidadão brasileiro será sua fonte de consulta online, é através do Dataprev que você poderá achar o número do seu PIS, PASEP e NIT.

Para consultar número do PIS online basta você clicar no link DATAPREV CONSULTA PIS/PASET. Porém para realizar essa consulta você deverá informar os seguintes dados pessoais:

  • Nome completo do filiado
  • Data de nascimento
  • Nome completo da mãe
  • Número do CPF
  • Documento de identificação que pode ser: RG ou CNH

Siga exatamente os passos abaixo para você acessar o site acima da Dataprev e obter o número do seu PIS:

  • Entre no site da Previdência Social clicando AQUI.
  • Clique no menu “Inscrição“.
  • Agora clique na opção “Filiado“.
  • Preencha os campos requeridos (Nome do Filiado, Data de Nascimento, Número do CPF, um dos documentos de dentidade (RG, CNH e CTPS), Tipo de Certidão, Folha e por ultimo os caracteres da imagem.
  • Agora clique em Continuar.
  • E a continuação o sistema do Dataprev vai informar todos seus os dados e também irá aparecer uma barra vermelha indicando o número PIS, PASEP E NIT, que é o mesmo.

Quarto: quarta maneira para descobrir o número do seu PIS pelo telefone. Pegue o seu telefone e disse que para central de atendimento da Previdência Social. O número do telefone é o 135. Quando sua ligação foi atendida você deverá escolher a opção 5. Após isso o atendente depois de atualizar os seus dados cadastrados irá lhe informar o número que você deseja. Lembre-se que ele poderá pedir para você o número de alguns documentos para comprovar que você é você.

Quinto: aqui tá maneira pode ser considerada também fácil e às vezes considerado difícil e você procurar os recursos humanos da empresa que trabalha. Para isso basta você se dirigir ao RH da sua empresa e procurar o responsável, fale com ele que precisa do número do seu PIS e com certeza ele irá lhe ajudar.

Sexto: a sexta e última maneira de conseguir o número do seu PIS através da inscrição do CPF. Essa opção é bem similar a busca pelo Dataprev Porém você irá procurar através da consulta pelo CPF. Essa é uma das maneiras um pouquinho mais difícil. Você poderá usar qualquer uma das outras cinco opções assim mas para encontrar o número do seu PIS PASEP.

Veja abaixo um vídeo que irá explicar passo a passo como consultar o número do PIS PASEP. O vídeo mostra de forma detalhada veja quantas vezes for necessária ou Assista o vídeo e vá Seguindo os passos para que você possa então obter o número do seu PIS PASEP.

Conhecer o número do NIS é muito importante para o trabalhador que está cadastrado no Programa. Esta informação permite realizar consultas ou saques dos benefícios sociais administrados pela Caixa, como PIS, FGTS, abono salarial e seguro desemprego.

O número do PIS também deve ser guardado, pois a cada novo contrato de trabalho ele pode ser solicitado pelo empregador para continuar pagando o benefício.

Sobre o PIS

O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício criado pelo Governo Federal e oferecido aos trabalhadores do setor privado. Para receber o abono, o colaborador deve ser cadastrado pelo seu empregador no programa, mediante ao preenchimento do DCN (Documento de Cadastramento do NIS). O programa contribui com a renda do trabalhador e também favorece o desenvolvimento da empresa.

O benefício do PIS é destinado aos trabalhadores cadastrados no programa. Para receber o abono, no valor de um salário mínimo, a inscrição precisa ter pelo menos cinco anos. O trabalhador também precisa ter exercido uma atividade remunerada por pelo menos 30 dias consecutivos do ano-base. Outro critério no qual o funcionário precisa se encaixar é na remuneração mensal, que não pode ser superior a 2 salários mínimos.

Recomendado para você
Serviços

DETRAN Goiás: Consulta IPVA, Multas, Renavam

Serviços

2 via Conta Vivo Fixo

Serviços

INSS DATAPREV – Consultas, Benefícios, Requerimentos

Serviços

CNH Social 2018: Inscrições e Cadastro

Comentários
  1. daived disse:

    Bom dia!

    Minha mãe nunca possuiu registro em carteira porém e eu gostaria de saber como faço para ter acesso a um comprovante de inexistência do PIS uma vez que fui selecionado para um programa de bolsa de estudos de uma universidade que solicitou tal comprovante seguido de uma declaração pessoal.

    Espero o retorno pois tenho urgência da informação.

    Sem mais,

    Daived A. de Moraes

  2. gostaria de saber quando começa a pagar o pis pra quem nasceu em dezembro

  3. robervania batista de almeida santos disse:

    quero saber se tenho direito ao pasep

  4. JAQUELINE MARIA PINTO CAMILO disse:

    quero saber o número do meu PIS, e não estou conseguindo

  5. Anna Paula disse:

    Gostaria de saber quando é a data de pagamento do fgts ou pis pra quem nasceu em junho

  6. sergio macena alves disse:

    como devo saber para recebe esse dinheiro que o governo federal recebeu sou de 1988

  7. luciana disse:

    boa tarde,sempre recebi o pis pasep no banco do brasil.porem o desse ano ainda nao esta depositado em minha conta o que fazer?sou nascida em setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *