Menu

Decoração

Atualizado em 2 de agosto de 2012, às 8:11
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Passo a passo para dar brilho em pisos de madeira

Conheça alguns métodos profissionais que devolvem o brilho ao piso de madeira. Veja também passo a passo como dar brilho a eles durante a limpeza.

Com o passar dos anos, é muito comum os pisos de madeira perderem o brilho. Isso acontece por vários fatores que podem ser evitados. Para renovar o brilho, existem métodos caseiros e também métodos profissionais de excelente qualidade que garantem a reconstituição do piso. Saiba mais sobre o assunto e veja passo a passo como limpar o piso de madeira para dar brilho.

496750 Os pisos de madeira exigem cuidados especiais na hora da limpeza Passo a passo para dar brilho em pisos de madeira Os pisos de madeira exigem cuidados especiais na hora da limpeza (Foto: divulgação).

Métodos profissionais para dar brilho ao piso de madeira

1. Tingimento e ebanização: o tingimento é usado para mudar a cor do piso de madeira através da aplicação de corantes a base de água. Nesse processo é necessário fazer um desgaste do piso com a lixadeira antes da pintura. O corante é misturado com verniz e aplicado sobre o piso em três camadas, com intervalo de oito horas cada. Quando esse processo é feito com pigmento preto, é chamado de ebanização. É um método que devolve o brilho do piso com muita qualidade.

2. Clareamento: esse processo utiliza solução a base de água e outros produtos químicos como água oxigenada, amônia e soda cáustica. A solução vai clareando o piso até que seja atingido o tom desejado. Após esse processo é feita uma finalização com selador e resina que garantem o brilho do piso. Esse processo demora em torno de 2 semanas e deve ser feito por um profissional especializado.

3. Impermeabilização: a aplicação de resina de verniz é feita com o intuito de impedir o acúmulo de água entre as fibras da madeira. As resinas são feitas a base de água ou solvente, garantindo o brilho da madeira. São necessárias três aplicações com intervalo de oito horas cada.

4. Sinteco e Bona: esses produtos são usados normalmente após o piso ser lixado e calafetado. Eles trazem de volta a cor da madeira e o brilho. A aplicação deve ser feita em duas demãos, com intervalo de um dia para cada. Recomenda-se que saia de casa durante a aplicação e só volte após 72 horas, por causa do cheiro da resina e substâncias contidas nela.

496750 Existem vários métodos de qualidade que devolvem o brilho ao piso de madeira Passo a passo para dar brilho em pisos de madeira Existem vários métodos de qualidade que devolvem o brilho ao piso de madeira. (Foto: Divulgação)

Veja também fotos e preços de pisos de madeira

Como dar brilho em piso de madeira durante a limpeza- Passo a passo

1 passo: os pisos de madeira necessitam de cuidados especiais, principalmente na hora da limpeza. O primeiro passo consiste em escolher produtos específicos para a limpeza;

2 passo: com um pano seco, limpe o piso para tirar a poeira e sujeira que possam ser encontrados nele. Utilize os produtos específicos para madeira, isso inclui detergentes, desinfetantes e outros;

3 passo:  evite molhar o piso, pois o acúmulo de água pode prejudicar a madeira e fazer com que ela perca ao brilho. Portanto, certifique-se de que o piso está bem seco;

4 passo: existem no mercado produtos específicos para dar brilho aos pisos de madeira, como as ceras. Depois de limpo o piso, aplique a cera e lustre com espuma ou pano macio. Dessa forma, o brilho será devolvido a madeira.

496750 O piso de madeira deve ser limpo com pano seco para evitar que estrague e perca o brilho Passo a passo para dar brilho em pisos de madeira O piso de madeira deve ser limpo com pano seco, para evitar que estrague e perca o brilho. (Foto: Divulgação)

Veja também decoração com pisos de madeira, fotos 

Os pisos de madeiras são muito bonitos, porém necessitam de cuidados especiais para que fiquem sempre bonitos e não percam o brilho. Existem várias técnicas de qualidade para devolver o brilho ao piso de madeira, porém elas devem ser feitas por um profissional capacitado. Para manter o brilho existem também alguns cuidados caseiros que deixam o piso sempre brilhante. Cuide bem do seu piso de madeira e mantenha-o sempre bonito.