Menu

Saúde

Atualizado em 12 de agosto de 2012, às 8:51
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Parto natural é benéfico ao desenvolvimento cerebral dos bebês

Segundo estudo, bebês nascidos de parto natural possuem melhor desenvolvimento cerebral devido a expressão de uma proteína.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, comprovou que o parto natural favorece o desenvolvimento cerebral do bebê. Isto acontece devido à expressão de uma proteína, que não se manifesta nos casos de cesárea. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica PLoS ONE.

500486 Parto natural é benéfico ao desenvolvimento cerebral dos bebês 2 Parto natural é benéfico ao desenvolvimento cerebral dos bebêsCesárea compromete a expressão da UCP2, proteína importante para o cérebro. (Foto:Divulgação)

Parto cesárea pode comprometer o hipocampo

A proteína, liberada pelo parto natural e considerada importante para o desenvolvimento do cérebro, se chama mitocondrial desacopladora 2 (UCP2, na sigla em inglês). Ela atua no hipocampo, uma região cerebral responsável por armazenar memórias de curto e longo prazo.

Para chegar à conclusão de que o parto normal favorece o cérebro do recém-nascido, os pesquisadores usaram filhotes de ratos para realizar os testes. A proteína foi bloqueada após o nascimento dos animais, para que assim fosse possível descobrir qual o impacto na saúde mental. De acordo com as análises, a falta do componente causou problemas na diferenciação dos neurônios, o que acabou comprometendo o comportamento até a fase adulta.

Os ratos que nasceram através de cesáreas, apresentaram quantidades inferiores de UCP2, em comparação com aqueles que vieram ao mundo de forma natural. Sem a quantia adequada de proteínas, o desenvolvimento do hipocampo do cérebro ficou comprometido.

Leia mais: Parto cesárea – procedimento, riscos

500486 Parto natural é benéfico ao desenvolvimento cerebral dos bebês 1 Parto natural é benéfico ao desenvolvimento cerebral dos bebêsBebês nascidos de parto natural apresentam melhor desenvolvimento cerebral. (Foto:Divulgação)

Em humanos, o efeito do componente UCP2 é similar, afinal, potencializa as atividades desempenhadas pelo hipocampo. Segundo os especialistas, as crianças que apresentam baixos níveis da proteína, podem apresentar problemas de aprendizagem.

Além de contribuir com o desenvolvimento dos neurônios, a proteína também atua no metabolismo celular da gordura, isto é, um nutriente importante para o leite materno. Desta forma, a maior expressão do CP2 contribui com a amamentação nos primeiros meses de vida da criança.

Tamas Horvath, coordenador da pesquisa, acredita que a descoberta científica pode servir de alerta para as mães, que optam pelo parto cesárea por pura conveniência, ou seja, sem necessidade médica. É necessário tomar cuidado com a escolha do procedimento, pois isto pode desencadear efeitos inesperados no desenvolvimento cerebral e, inclusive, no comportamento.

Benefícios do parto natural

500486 Parto natural é benéfico ao desenvolvimento cerebral dos bebês Parto natural é benéfico ao desenvolvimento cerebral dos bebêsO parto natural traz benefícios para a saúde de mãe e filho. (Foto:Divulgação)

Além de produzir a proteína UCP2 em maiores quantidades, o parto natural também resulta em outros benefícios para mãe e filho. Confira:

- Melhor pós-operatório para a mulher;

- Menores riscos de infecções hospitalares;

- Menor índice de morte materna;

- Menor desconforto respiratório para o bebê;

- Favorece a produção de leite materno;

- Menor tempo de internação;

- A dor do pós-parto é menor;

- O bebê se torna mais ativo ao nascer.

Veja também: Vantagens e desvantagens de cada tipo de parto

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.