Menu

Saúde

Atualizado em 12 de agosto de 2012, às 8:51 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Parto natural é benéfico ao desenvolvimento cerebral dos bebês

Segundo estudo, bebês nascidos de parto natural possuem melhor desenvolvimento cerebral devido a expressão de uma proteína.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, comprovou que o parto natural favorece o desenvolvimento cerebral do bebê. Isto acontece devido à expressão de uma proteína, que não se manifesta nos casos de cesárea. Os resultados do estudo foram publicados na revista científica PLoS ONE.

500486 Parto natural é benéfico ao desenvolvimento cerebral dos bebês 2 Parto natural é benéfico ao desenvolvimento cerebral dos bebêsCesárea compromete a expressão da UCP2, proteína importante para o cérebro. (Foto:Divulgação)

Parto cesárea pode comprometer o hipocampo

A proteína, liberada pelo parto natural e considerada importante para o desenvolvimento do cérebro, se chama mitocondrial desacopladora 2 (UCP2, na sigla em inglês). Ela atua no hipocampo, uma região cerebral responsável por armazenar memórias de curto e longo prazo.

Para chegar à conclusão de que o parto normal favorece o cérebro do recém-nascido, os pesquisadores usaram filhotes de ratos para realizar os testes. A proteína foi bloqueada após o nascimento dos animais, para que assim fosse possível descobrir qual o impacto na saúde mental. De acordo com as análises, a falta do componente causou problemas na diferenciação dos neurônios, o que acabou comprometendo o comportamento até a fase adulta.

Os ratos que nasceram através de cesáreas, apresentaram quantidades inferiores de UCP2, em comparação com aqueles que vieram ao mundo de forma natural. Sem a quantia adequada de proteínas, o desenvolvimento do hipocampo do cérebro ficou comprometido.

Leia mais: Parto cesárea – procedimento, riscos

500486 Parto natural é benéfico ao desenvolvimento cerebral dos bebês 1 Parto natural é benéfico ao desenvolvimento cerebral dos bebêsBebês nascidos de parto natural apresentam melhor desenvolvimento cerebral. (Foto:Divulgação)

Em humanos, o efeito do componente UCP2 é similar, afinal, potencializa as atividades desempenhadas pelo hipocampo. Segundo os especialistas, as crianças que apresentam baixos níveis da proteína, podem apresentar problemas de aprendizagem.

Além de contribuir com o desenvolvimento dos neurônios, a proteína também atua no metabolismo celular da gordura, isto é, um nutriente importante para o leite materno. Desta forma, a maior expressão do CP2 contribui com a amamentação nos primeiros meses de vida da criança.

Tamas Horvath, coordenador da pesquisa, acredita que a descoberta científica pode servir de alerta para as mães, que optam pelo parto cesárea por pura conveniência, ou seja, sem necessidade médica. É necessário tomar cuidado com a escolha do procedimento, pois isto pode desencadear efeitos inesperados no desenvolvimento cerebral e, inclusive, no comportamento.

Benefícios do parto natural

500486 Parto natural é benéfico ao desenvolvimento cerebral dos bebês Parto natural é benéfico ao desenvolvimento cerebral dos bebêsO parto natural traz benefícios para a saúde de mãe e filho. (Foto:Divulgação)

Além de produzir a proteína UCP2 em maiores quantidades, o parto natural também resulta em outros benefícios para mãe e filho. Confira:

- Melhor pós-operatório para a mulher;

- Menores riscos de infecções hospitalares;

- Menor índice de morte materna;

- Menor desconforto respiratório para o bebê;

- Favorece a produção de leite materno;

- Menor tempo de internação;

- A dor do pós-parto é menor;

- O bebê se torna mais ativo ao nascer.

Veja também: Vantagens e desvantagens de cada tipo de parto

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.