Menu

Natal

Atualizado em 25 de novembro de 2014, às 11:30 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Os significados dos enfeites de Natal

Papai Noel, árvore decorada, presépio e estrela são apenas alguns dos símbolos natalinos. Saiba mais sobre os significados deles.

Cartão de Natal online

[25/11/2014]

Dicas para fazer uma ceia de Natal sem gastar muito dinheiro

[25/11/2014]

Os significados dos enfeites de Natal estão relacionados ao espírito natalino. O objetivo consiste em ornamentar a casa ou a mesa da ceia para atrair boas energias e valorizar os principais símbolos da ocasião. O natal comemora o nascimento de Cristo, mas os enfeites valorizam muitas outras tradições natalinas.

314587 Os significados dos enfeites de Natal 10 Os significados dos enfeites de NatalOs significados dos enfeites de Natal. (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas decoram os seus lares com enfeites natalinos, sem ao menos saber o verdadeiro significado de cada item. Para que seu Natal 2014 tenha mais sentido, veja abaixo o que cada símbolo natalino significa, nesta data tão especial. Confira:

Os significados dos enfeites de Natal

A simbologia dos artigos natalinos representa uma ótima forma de atrair boas energias para a casa. Confira a seguir os significados dos enfeites de natal:

314587 Os significados dos enfeites de natal 2 Os significados dos enfeites de NatalÁrvore de Natal. (Foto: Divulgação)

Árvore de Natal

Um dos maiores símbolos do Natal é a árvore, geralmente um pinheiro com luzes. Essa tradição é originária da Europa. Segundo a lenda, o Padre Martinho Lutero ao caminhar, à noite, em uma floresta de pinheiros ficou encantado ao vê-los iluminados pelas estrelas. Por achar aquilo tão maravilhoso, ele resolveu levar um galho do pinheiro para a casa. Chegando lá, ele colocou o galho em um vaso e o enfeitou com velas. Depois, usou aquela imagem para mostrar como ficou o céu, na noite em que o menino Jesus veio ao mundo, pela primeira vez. Na lenda romana, a árvore era usada para homenagear o deus do vinho, Baco. Ele também representa a fertilidade, fartura e bons frutos.

314587 presepio Os significados dos enfeites de NatalPresépio de Natal. (Foto: Divulgação)

Presépio de Natal

Surgiu em meados de 1223, quando São Francisco de Assis resolveu fazer sua comemoração ao nascimento de Jesus, como uma forma de simulação daquela noite. Com a permissão do Papa , ele montou na frente da igreja um presépio de palha, com as imagens do menino Jesus,  Maria, José ,um boi e jumento. Com o tempo, isso virou um costume entre os cristãos.

314587 Os significados dos enfeites de Natal 15 Os significados dos enfeites de NatalEstrela de Belém. (Foto: Divulgação)

Estrela de Belém

É o símbolo da luz e da guia de Deus, que ajudou, na noite do nascimento de Jesus, os três Magos a encontrá-lo. Na época, as crianças deviam nascer em segredo por causa do rei Herodes que ordenou a morte de todas as crianças.

Veja também: Curiosidades sobre o natal

314587 Os significados dos enfeites de Natal 13 Os significados dos enfeites de NatalSino de Natal. (Foto: Divulgação)

Sino de Natal

Simboliza a chegada de Jesus. É um símbolo de respeito a tudo que é sagrado.

314587 Os significados dos enfeites de Natal 16 Os significados dos enfeites de NatalGuirlanda de Natal. (Foto: Divulgação)

Guirlanda de Natal 

Guirlanda: Era usada para dar as boas vindas aos visitantes, no Natal. Além disso, tem o significado de prosperidade e abundância.

314587 Os significados dos enfeites de Natal 17 Os significados dos enfeites de NatalPapai Noel. (Foto: Divulgação)

Papai Noel

O bom velhinho é uma das figuras mais marcantes do Natal, embora não tenha nada a ver com o verdadeiro significado da data. Segundo histórias, ele foi inspirado no arcebispo de Mira, São Nicolau Taumaturgo. São Nicolau era um velhinho muito bondoso, que ajudava as famílias que tinham problemas financeiros. Ele como um bom ajudador, preferia o anonimato e para isso jogava moedas de ouro e presentes subindo nos telhados e despejando os agrados pelas chaminés.

314587 Os significados dos enfeites de Natal 19 Os significados dos enfeites de NatalCeia de natal. (Foto: Divulgação)

Ceia de natal

Jesus, pouco tempo antes de ser crucificado e morto, compartilhou pão e vinho com os seus 12 apóstolos. A ceia natalina é uma forma de lembrar a última ceia. Ela simboliza a confraternização e o amor ao próximo.

314587 Os significados dos enfeites de Natal 18 Os significados dos enfeites de NatalPresentes. (Foto: Divulgação)

Presentes

Uma prática bastante comum no natal é a troca de presentes. Presentear um amigo ou um familiar é uma forma de lembrar que os Três Reis Magos levaram mimos para o menino Jesus. Eles ofereceram mirra, incenso e ouro.

314587 Os significados dos enfeites de Natal 11 Os significados dos enfeites de NatalBoneco de neve. (Foto:: Divulgação)

Boneco de neve

O natal tem forte influência cultural dos países do Hemisfério Norte, que no mês de dezembro, são tomados pelo frio intenso e pela neve. Por esse motivo, o boneco de neve se tornou um símbolo natalino.

Agora que você já sabe os significados dos enfeites de natal, monte uma decoração temática para a sua casa. Boas festas!

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.