Saiba como surgiu a árvore de natal

Saiba como surgiu a árvore de natal

Redacao 18/11/2018 Natal

PUBLICIDADE

A árvore de Natal é um dos maiores símbolos desta data. É muito comum as famílias enfeitarem todos os anos um pinheiro, algumas pessoas optam pelos artificiais outra pelos verdadeiros, com luzes, e objetos decorativos e por fim colocam o presépio e os presentes que serão dados embaixo da árvore.

Como surgiu a árvore de Natal?

No Natal lindas árvores enfeitam cidades e a casa de muitas pessoas, mas qual seu significado? (Foto: Divulgação)

Para entender esse costume não há nada melhor do que descobrir como um pinheiro faz parte da data que comemora o nascimento do menino Jesus. Há várias explicações para o seu uso. Segundo historiadores a árvore é usada bem antes do nascimento do menino Jesus, já que surgiu em torno do terceiro milênio a.C. Ela era vista pelos povos indo-europeus como o símbolo da fertilidade da mãe natureza, Deus supremo para eles. Com os anos esse povo foi se expandindo pela Europa e principalmente pela Ásia sempre rendendo culto a essa divindade.

PUBLICIDADE

O motivo da escolha do carvalho é que ele era considerado uma árvore majestosa e resistente. Já o uso de objetos para decorá-la surgiu do seguinte costume dos povos: eles colocavam enfeites para atrair o espírito da mãe natureza.

Outras versões sobre a árvore de Natal

Árvore de Natal decorada

Existem várias histórias sobre o que a árvore de Natal simboliza (Foto: Divulgação)

Entre outras versões a mais aceitas pela igreja são referências à história de que o Padre Martinho Lutero, um dos grandes nomes da Reforma Protestante, viu um dia o céu cheio de estrelas através dos pinheiros. Logo ele achou a imagem fantástica e tomado por aquela beleza levou um pequeno galho da árvore e o enfeitou com velas. Ele levou o ramo cheio de luzes para as crianças e os disse que aquilo era perfeito: o céu na noite na qual o menino Jesus veio a terra pela primeira vez.

Teorias do surgimento da árvore de Natal

Árvore de Natal gigante

Nada melhor do que enfeitar a árvore de Natal em família (Foto: Divulgação)

PUBLICIDADE

Outra teoria aceita é a que a árvore surgiu do costume dos romanos, que penduravam máscaras de Baco, o rei do vinho e das festas, em pinheiros para comemorar a festa de Saturnália, que tinha sua data coincidindo com o Natal. Já a tradição moderna, na qual enfeitamos uma árvore com luzes e diversos enfeites teve início no final do século XIX na Inglaterra, França e Estados Unidos. Com o tamanho do sucesso deste símbolo que significa a prosperidade e fertilidade ele começou a ser cultivado em países de tradição Espanhola e na América Latina.

Árvores de Natal de agora

Bolinha enfeitando árvore de Natal

Existem inúmeros modelos, cores e tamanhos de árvores de Natal (Foto: Divulgação)

As árvores de natal atualmente podem ser encontradas de diferentes formas, tamanhos e modelos. As artificiais são ótimas para quem mantém a tradição todos os anos de montá-la.  Vale lembrar que além de enfeitar a sua árvores com luzes, bolas e enfeites do Papai Noel, não se esqueça da estrela de Belém que deve ficar no topo da árvore e simboliza a mesma estrela da ajudou os três reis a encontrarem o menino Jesus e levar para ele presentes.

Outros artigos

Limpeza de pele: mitos e verdades

07/11/2012

Limpeza de pele: mitos e verdades

As limpezas de pele são indicadas para todos os tipos de pele, pois ajudam a remover as impurezas mais profundas. Porém, essa técnica gera alguns mitos e verdades so...

Vagas de Emprego na Pizza Hut Maio 2010

27/05/2010

Vagas de Emprego na Pizza Hut Maio 2010

Estão sendo oferecidas 100 vagas de emprego através da Pizza Hut na Grande São Paulo. As vagas de trabalho foram distribuídas entre os seguintes cargos: atend...