Menu

Decoração

Atualizado em 9 de março de 2012, às 20:30 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Objetos para decoração retrô

Os objetos retrô são capazes de transformar a decoração, trabalhando com o resgate de cores, desenhos e formas.
407097 Objetos para decoração retrô 1 Objetos para decoração retrôRádio retrô

Uma forma de causar impacto visual ao decorar a casa é investindo em objetos retrô. Estas peças são capazes de resgatar as tendências que fizeram sucesso nas décadas de 50,60 e 70, valorizando o dinamismo das cores e estampas. O estilo faz tanto sucesso que até hoje serve de referência para desenvolver o design de novos produtos.

Antes de investir na compra de réplicas e incorporar os demais elementos da decoração retrô, é importante conhecer as principais características do estilo. Primeiramente vale ressaltar as formas que predominam nas peças icônicas, capazes de despertar instantaneamente uma deliciosa sensação nostálgica, ou seja, o desejo de querer resgatar o que existiu de melhor no passado.

Conhecendo o estilo retrô

O estilo retrô tem uma estética um tanto ousada, com designs que marcaram época e definiram padrões. Ele demonstra um efeito despojado e ao mesmo tempo sofisticado. Os elementos decorativos de décadas atrás vão muito além de curvas características, eles também tinham o compromisso com a funcionalidade e durabilidade.

Considerado imponente e sedutor, o estilo retrô tem marcas que nenhum outro tipo de decoração foi capaz de igualar. Ele pode ser caracterizado pelas suas principais cores, que são sólidas e fortes. Entre os tons que compõem a paleta do estilo, vale ressaltar o vermelho, amarelo, azul, rosa, verde e laranja. No caso das combinações de cores, é possível apostar no ajuste vermelho e branco, que esteve presente em muitos ambientes da época.

407097 Objetos para decoração retrô 8 Objetos para decoração retrôUma peça moderna incorporou o design retrô

Apesar da vibração presente nas suas principais cores, o estilo retrô também explora tons mais discretos e amenos, como bege, creme, castanho e preto. As combinações  feitas com contraste bem marcado prometem deixar a casa mais autêntica e charmosa.

O design de um objeto retrô é facilmente reconhecido e obtém destaque na decoração. As peças que seguem a linha vintage agregam história ao visual de um espaço, aproveitando muitas vezes a familiaridade que existia na casa da vovó ou a saudade de tempos que não voltam mais. Este é o clima proporcionado pelos objetos.

Nunca o retrô esteve tão na moda. A proposta de trabalhar com um elemento do estilo na decoração moderna é sinal de personalidade e bom-gosto. As peças encontradas a venda em lojas especializadas se revelam perfeitas para detalhar a sala, o quarto, a cozinha, o banheiro, entre outros ambientes. Sem falar que os objetos podem ser combinados a um mobiliário retrô para invocar totalmente a estética de época.

Fotos de objetos retrô