Fly Lady: esquema para limpar a casa, o que é

O sistema Fly Lady de organização e limpeza foi criado há alguns anos nos Estados Unidos e está ganhando o mundo. A partir dele,…

O sistema Fly Lady de organização e limpeza foi criado há alguns anos nos Estados Unidos e está ganhando o mundo. A partir dele, é possível criar rotinas leves e que garantem organizar tudo o que você precisa, como casa, animais de estimação, saídas para resolver pagamentos, carro e assim por diante. Saiba mais sobre o que é e como funciona o Sistema Fly Lady.

O sistema Fly Lady tornou-se popular entre os brasileiros. (Foto: Divulgação)

O que é o Fly Lady

O Fly Lady nada mais é do que um programa que você deve montar e seguir diariamente. No site oficial (todo em inglês) você encontra dicas de como montar essa rotina e o que deve ser feito em cada dia. O site também oferece um cadastro, onde você vai receber um cronograma de acordo com as necessidades do seu dia a dia. É uma ótima opção para quem não consegue se organizar com tantas tarefas.

Como funciona o Fly Lady

O primeiro passo é se cadastrar no site oficial www.flylady.net ou então no grupo brasileiro Fly Brasil. Em ambas as páginas você vai encontrar tudo o que precisa sobre o assunto detalhadamente, do começo ao fim, mas vamos à algumas dicas que podem  ajudar, pois no começo é normal ficar um pouco perdida e confusa.

A limpeza fica muito mais leve e rápida. (Foto: Divulgação)

Depois do cadastro no Fly Lady, chegou a hora de criar suas rotinas. Crie duas rotinas: uma para quando acordar e outra para antes de dormir. Essas rotinas vão ajudar na organização das tarefas diárias, traçando o que deve ser feito num dia e o no outro. Assim, você terá dias mais cheios e outros mais leves, equilibrando a rotina pesada.

Continuar Lendo  Vidros jateados - como fazer

O site ainda dá a dica do “Declutter” que significa “destralhar”. A ideia é se livrar de tudo o que não é mais necessário em sua casa. Todos os dias, 15 minutos antes de começar as tarefas, saia com um saco de lixo removendo tudo o que não precisa mais. Esses 15 minutos devem ser cronometrados em relógio. Não pode passar disso. Esse detalhe do tempo é uma das partes mais fundamentais do sistema e deve ser seguido à risca.

Aplicando o Fly Lady em sua rotina

Depois dos passos acima, divida sua casa em zonas: zona 1 (varanda, entrada e sala de jantar), zona 2 (cozinha, área de serviço e quintal), zona 3 (banheiro e segundo quarto), zona 4 (quarto principal) e zona 5 (sala de estar). Com essa divisão, você vai trabalhar em uma zona diferente a cada semana, não precisando limpar a casa toda todos os dias e a mesma se mantém limpa o mês inteiro.

Com a divisão feita, é só começar a missão do dia. Essa missão é dada pelo site ou pelo grupo. Normalmente é uma tarefa rápida, podendo ser feita em uns 20 minutos e isso mantém sua casa limpa sem grandes esforços.

Se o cômodo já estiver livre de todas as coisas inúteis que você precisa jogar fora, faça a limpeza detalhada de cada cômodo. As listas de limpeza detalhadas podem ser encontradas também nos sites.

Com truques simples e rotinas elaboradas, é possível organizar tudo de forma simples e em pouco tempo. (Foto: Divulgação)

Monte uma agenda ou um fichário com todas as anotações, incluindo as zonas e as rotinas da casa. Estipule “os 15 minutos” para tudo o que vai fazer, assim é possível realizar mais coisas no seu dia e em menos tempo.

Continuar Lendo  Decoração com material reciclável: como fazer

O sistema é para todas as casas, todas as famílias e vem dando certo para muita gente. É uma forma de organização com metas e focos, mas que traz recompensas agradáveis, como menos tempo com limpeza e mais tempo para aproveitar o lado bom da vida, como um tempo para você mesmo ou para dividir com a família.

Leia também:

Aplicativos que ajudam a organizar o tempo

Truques para facilitar a tarefa da casa

 

Top