Menu

Comportamento

Atualizado em 27 de julho de 2012, às 9:40 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > No pain, no gain: o que é

O termo “No pain, No gain” significa “sem dor, não existe vitória.” Ele é muito usado por atletas fisioculturistas. Saiba mais sobre o assunto e veja os perigos do uso inadequado desse termo.
493648 1228325168131 f No pain, no gain: o que é A filosofia "no pain, no gain" pode ser mal interpretada. (Foto: Divulgação)

A expressão em inglês “No pain, no gain” que significa “Sem dor, não há vitória” é muito utilizada por atletas que buscam nessa afirmação, uma explicação para o seu comportamento esportivo. Saiba mais sobre esse assunto e os perigos oferecidos por esse comportamento. 

O que é No pain, No gain 

A expressão “No pain, No gain” significa “sem dor, não há vitória”. Esse termo é muito utilizado por atletas que são adeptos a treinos pesados e estão em constante busca por ganho muscular.

O termo também é muito utilizado por outras esportistas, com o intuito de que sem sofrimento e sacrifícios não se chega a lugar algum. Atualmente, No pain, No gain é muito mais que um simples termo, ele se tornou uma filosofia de vida para atletas que são apreciadores do fisiculturismo. 

Algumas pessoas são adeptas a essa expressão mesmo sem saber. Pois elas treinam pesado e quando saem da academia ficam com peso na consciência achando que não foi o suficiente.

Confira algumas dicas de exercícios físicos para o inverno 

493648 No pain no gain significa sem dor não existe vitória No pain, no gain: o que é "No pain, no gain" significa que sem dor não existe vitória.(Foto: Divulgação)

Perigos desse comportamento 

A filosofia “No pain, No gain” pode proporcionar alguns perigos para os adeptos a essa expressão. Pois os treinos pesados e excessivos sem orientação podem acarretar problemas à saúde.

A dor pode se tornar uma companheira constante dos atletas, os quais se habituam a conviver com isso e na maioria das vezes não se importam como deveriam. O limite de dor varia de pessoa para pessoa e quando em excesso pode provocar lesões músculo-esqueléticas e até problemas mais graves. 

É quase impossível dizermos qual o limite de dor de cada pessoa, porém, existe uma linha que divide o normal do patológico. Na maioria das vezes o atleta liga sua ascensão profissional com a necessidade de sentir dores, porém a equipe técnica e o médico devem estabelecer limites para as atividades físicas em cada caso.

O que todo o atleta deve saber é que muitas vezes a dor pode ser um dos fatores que determina a falta de resultados durante os treinos. Portanto, é necessário dedicação nos treinos, porém sem exageros. 

Leia também: os exercícios físicos devem ser regulares 

 

493648 O termo No pain No gain é muito utilizado por fisioculturistas No pain, no gain: o que é O termo "No pain, No gain" é muito utilizado por fisioculturistas.(Foto: Divulgação)

O termo “No pain, No gain” na maioria das vezes é utilizado de forma errada por pessoas que estão em busca de um corpo perfeito e acreditam que para alcançar a boa forma é necessário sentir dores. Porém, esse pensamento nem sempre traz bons resultados a saúde dos adeptos. O mais indicado é procurar um profissional capacitado para orientar como realizar os treinos na quantidade correta.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.