Menu

Saúde

Atualizado em 17 de outubro de 2013, às 15:55 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Nanismo: o que é

O nanismo causa baixo crescimento e estatura. Veja as causas e o que é nanismo.

Chama-se de nanismo quando uma pessoa tem altura muito inferior do que a média das demais pessoas de uma mesma população. As pessoas vítimas desse pequeno crescimento são chamadas popularmente de anões. Saiba mais sobre o assunto e veja as principais causas de nanismo.

660430 Muitas pessoas sofrem com nanismo. Foto divulgação Nanismo: o que é Muitas pessoas sofrem com nanismo. (Foto: divulgação)

O que é nanismo

O nanismo é consequência de um problema hormonal que faz com que o corpo não cresça e tenha o seu desenvolvimento normal. Existem diversos tipos de nanismo. Essa doença genética está relacionada a glândula hipófise que faz com que as pessoas apresentem características especiais e fora dos padrões da população em geral, como baixa altura e atraso no desenvolvimento sexual.

Em muitos casos pode existir más formações na coluna, coração e problemas respiratórios que podem causar grandes complicações, levando o individuo à morte. Outro tipo de nanismo é a chamada acondroplasia, nela acontece a baixa altura, mas o corpo é desproporcional, com braços e pernas pequenas e cabeça grande. Além de mãos pequenas e largas e dedos curtos.

660430 A nanismo pode ser tratado. Foto divulgação Nanismo: o que é A nanismo pode ser tratado. (Foto: divulgação)

Tratamento para nanismo

Para o nanismo de origem hipofisário existe tratamento feito à base de hormônios do crescimento. Para a acondroplasia, somente alguns dos sintomas podem ser tratados, como o pé torto.

Em alguns casos de nanismo podem ser detectados durantes a gestação e podem ser tratados com medicações que melhoram o desenvolvimento ósseo. Em muitos casos, o problema só pode ser detectado e tratado na infância.

Como ocorre a evolução do nanismo

Alguns indivíduos que sofrem de nanismo desenvolvem a chamada hipertermia maligna, um aquecimento alto do organismo que pode piorar com alguns anestésicos. Em muitos casos, uma compressão dos órgãos pela estrutura óssea, pode ajudar a reduzir a expectativa de vida das pessoas.

Porém, muitos que sofrem de nanismo podem viver normalmente, como outra pessoa qualquer. Mesmo pais em estaturas normais podem gerar filhos com nanismo e nem todos os anões irão gerar filhos com nanismo.

660430 A nanismo impede o crescimento. Foto divulgação Nanismo: o que é A nanismo impede o crescimento. (Foto: divulgação)

O nanismo é um problema não tão comum que causa baixa crescimento e desenvolvimento dos indivíduos. Ele pode estar relacionado com hereditariedade e outros fatores. Quanto mais cedo for detectado o nanismo, maiores serão as chances de tratamento e obtenção de resultados no crescimento. Fique de olho para os sinais de nanismo e procure o médico para avaliar o caso.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.