Como aliviar os sintomas da menopausa

Como aliviar os sintomas da menopausa? – esta é uma dúvida comum entre as mulheres de meia idade. A condição, que começa a partir…

Por Isabella Moretti em 03/12/2014

Como aliviar os sintomas da menopausa? – esta é uma dúvida comum entre as mulheres de meia idade. A condição, que começa a partir da última menstruação, pode causar uma série de reações no organismo feminino e comprometer o bem-estar.

Como aliviar os sintomas da menopausa. (Foto: Divulgação)

A menopausa começa a fazer parte da vida da mulher quando ela atinge idade entre 45 e 55 anos. Isso acontece porque a ovulação para de acontecer, ou seja, o organismo para de se preparar mensalmente conceber um bebê.

Quando os óvulos param de ser produzidos pelo organismo da mulher, as taxas de estrogênio e progesterona caem consideravelmente. Essas mudanças hormonais desencadeiam os sintomas típicos da menopausa.

Os principais sintomas da menopausa são: sensação de calor por todo o corpo, rubor facial, palpitações, ciclos menstruais irregulares, perda de massa óssea, problemas cardiovasculares, alterações de humor, ressecamento vaginal, alterações na pele, ansiedade e depressão.

Leia mais: Menopausa: Alimentos que Diminuem os Sintomas

Como aliviar os sintomas da menopausa?

A soja é um ingrediente que não pode faltar no prato da mulher com menopausa. (Foto: Divulgação)

Confira a seguir dicas de como aliviar os sintomas da menopausa com medidas simples:

Coma soja

A soja se destaca como uma poderosa aliada para aliviar as ondas de calor e outros sintomas típicos da menopausa. Esse efeito é possível graças à presença de isoflavonas na composição. O grão também garante muitos outros benefícios à saúde, pois protege o coração, controla o diabetes, faz bem para o cérebro, auxilia a manutenção dos ossos e combate os principais tipos de doenças gastrointestinais.

Previna osteoporose com a alimentação

O consumo de determinados alimentos ajudam a combater a osteoporose, uma doença que ameaça as mulheres no período da menopausa. Para garantir a saúde dos ossos, vale a pena apostar em alimentos como ovos, óleo de peixe, salmão e leite. Também é recomendado tomar pelo menos 15 minutos de sol por dia para obter vitamina D.

Fazer exercícios físicos é fundamental. (Foto: Divulgação)

Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é uma ótima forma de controlar a pressão arterial e prevenir as doenças cardiovasculares. A atividade física também ajuda a evitar as alterações de humor, que são típicas da menopausa.

Evite cigarro e álcool

Quando a mulher entra na menopausa, ela precisa abandonar os hábitos que comprometem a sua saúde. Fumar e consumir álcool, por exemplo, são práticas que precisam ser deixadas de lado.

Previna o ressecamento vaginal

O ressecamento da vagina é um dos sintomas típicos da menopausa, devido à baixa quantidade de estrogênio. Para evitar o problema, procure manter a vida sexual ativa, exercite a musculatura vaginal e use lubrificantes.

Prepare-se para sentir muito calor

As ondas de calor são inevitáveis, por isso é importante se preparar para lidar com esse sintoma. Tome bebidas refrescantes, use roupas leves e borrife água fresca no rosto sempre que possível.

Aprenda a lidar com as ondas de calor. (Foto: Divulgação)

Aposte nos tratamentos alternativos

Alguns métodos alternativos aliviam os sintomas desagradáveis da menopausa, como é o caso da acupuntura, dos exercícios de relaxamento e da meditação.

Coloque em prática as dicas de como aliviar os sintomas da menopausa e enfrente essa fase sem tantos transtornos.

Top