Menu

Empregos

Atualizado em 11 de julho de 2011, às 20:10 por Stéfany Leitão
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Modelo Correto de Curriculum Vitae

Modelo correto de Curriculum Vitae 1 Modelo Correto de Curriculum Vitae

O currículum vitae, também chamado de currículo ou CV, é o primeiro passo, o primeiro contato com a empresa em que pretende trabalhar. É um documento que agrupa informações pessoas de um profissional junto a sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho, visando mostrar suas qualificações, habilidades e competências.

O curriculum descreve o que você é e quais as experiências profissionais e qualidades você possui. Ele é analisado e observado em seus mínimos detalhes e por isso deve ser elaborado corretamente, a fim de causar uma boa impressão. Na internet encontramos dezenas de modelos diferentes, o que acaba gerando algumas dúvidas aos profissionais que recorrem à pesquisa na web na hora de fazer o próprio. Por isso o Mundo das Tribos resolveu apresentar um modelo correto de curriculum vitae com o objetivo de sanar possíveis dúvidas.

No topo do curriculum devem aparecer suas informações pessoais, nome completo, estado civil, idade, endereço completo e seus dados de contato. Número da carteira de identidade, CPF, Documento militar e outros documentos não devem ser colocados.

A informação seguinte deve ser sobre a vaga que você tem interesse em concorrer, o seu objetivo. O terceiro tópico é sobre a sua formação acadêmica, nele devem estar apenas os dados relevantes mais atuais.

Em experiências profissionais, você deve listar as que foram mais importantes, elas podem ser listadas das mais recentes as mais antigas. Neste caso o que deve ser destacado é o cargo que foi ocupado, o nome da empresa, a data de entrada e saída, as principais atividades e os resultados obtidos, apenas dados concretos que comprovem sua eficiência. Termos como dinâmico, de confiança e responsável dever ser evitados, pois na realidade nada dizem só enfeitam o currículo.

Um das regras mais importantes para se fazer um bom currículo é ser breve, este não deve passar de duas páginas, e se o profissional já tiver passado por várias empresas, apenas as quatro últimas experiências devem ser adicionadas. Desta forma o currículo não se torna chato e cansativo. Se o profissional desempenhou funções semelhantes em todas as empresas que trabalhou, é melhor colocar estes dados em um resumo de qualificações. Modelo correto de Curriculum Vitae 2 Modelo Correto de Curriculum VitaeNeste resumo devem ser acrescentados os cursos de maior importância que sejam relevantes para a vaga pretendida e qualificações obtidas ao longo da carreira.

Ele deve ser simples, sem cores e símbolos. Entres os dados pessoais não pode faltar a idade, algumas empresas descartam currículos que não trazem esta informação.  Coisas que atualmente são muito valorizados são dados que indicam como é a estrutura do candidato fora do ambiente de trabalho, como participações no setor terciário, prática de esportes físicos, se é casado e possui filhos, tudo isso teoricamente indica que a pessoa possui qualidade de vida. Mas caso você não possua esse perfil, não minta, apenas não acrescente este tipo de informações.

O ideal é que ele seja de acordo com o seu perfil, objetivos profissionais e a empresa a qual o enviará, desta forma, você garantirá a individualidade do seu currículum e fará com que ele seja uma ferramenta realmente decisiva na sua conquista de uma recolocação.E tenha muito atenção no momento da digitação, os selecionadores dificilmente aceitam erros de português. Caso ainda haja alguma dúvida sobre o preencimento do currículo clique aqui e confira um modelo preenchido.

Modelo correto de Curriculum Vitae 3 Modelo Correto de Curriculum Vitae

Lembre-se, a regra básica é destacar as sua habilidades e pontos positivos. Não há segunda chance para uma boa impressão. Um bom currículum, bem apresentável e redigido, pode não garantir um emprego, mas é um grande passo para alcançá-lo.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.