Menu

Entretenimento

Atualizado em 9 de dezembro de 2012, às 8:37 por Sueli Araujo ()
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Livros de Edgar Alan Poe

Temas sombrios como luto e morte são algumas das marcas de suas obras.

Livros de Dalton Trevisan

[09/12/2012]

Programação natalina da Disney 2012

[10/12/2012]

Os gêneros de ficção policial e ficção científica devem muito a Edgar Allan Poe, poeta, editor e crítico estadunidense que fez parte do movimento romântico americano. Nascido em Boston, no início do século XIX, ele também ficou conhecido por ser um dos primeiros escritores do país a tentar se manter apenas com a escrita, o que lhe custou uma vida financeiramente difícil.

549958 Livros de Edgar Allan Poe Livros de Edgar Alan PoePoe é conhecido por ser um dos pioneiros nos gêneros de ficção científica e ficção policial. (Foto: Divulgação)

Ainda jovem, Poe ficou órfão de mãe, que morreu pouco tempo depois de seu pai abandonar a família. Sozinho, ele foi acolhido por Francis Allan e seu marido, John Allan, sem que o casal o adotasse formalmente. A falta de dinheiro e seu estilo aventureiro fizeram com que Edgar tivesse que a abandonar os estudos na Universidade da Virgínia, a qual frequentou por um semestre. Em seguida, ele se alistou nas forças armadas, onde serviu por dois anos antes de ser dispensado.

O escritor começou sua carreira em 1927, com a publicação de uma coleção anônima de poemas, intitulada Tamerlane and Other Poems. Entretanto, logo depois do seu primeiro trabalho, ele mudou o foco para a prosa e passou a trabalhar para revistas e jornais, destacando-se por ter o seu próprio estilo de crítica literária.

Saiba quais são os livros de terror mais vendidos.

Livros de Edgar Allan Poe

549958 Livros de Edgar Alan Poe1 Livros de Edgar Alan PoeO Corvo está entre as suas obras mais conhecidas. (Foto: Divulgação).

Apesar de ter se notabilizado escrevendo sobre temas que lidam com questões um tanto quanto sombrias, como morte, efeitos da decomposição, luto e reanimação dos mortos, Poe também escreveu sátiras e contos de humor. Em diversos momentos, ele usou a ironia e a extravagância do ridículo com o objetivo de tirar o leitor da conformidade cultural.

Todavia, suas obras mais conhecidas são góticas, gênero que, na maioria das vezes, ele seguiu apenas para satisfazer o desejo do público. Além disso, parte de seus romances também se enquadra no chamado romantismo negro, movimento que se opõe ao transcendentalismo, estilo sobre o qual Edgar alimentava forte desgosto.

Veja também: Livros de Augusto Cury.

549958 Livros de Edgar Allan Poe2 Livros de Edgar Alan PoeAté hoje, as obras de Poe são referência na literatura americana. (Foto: Divulgação).

Até hoje os livros de Edgar Alan Poe são referência na literatura americana. Eles influenciaram elementos da cultura popular, como filmes, músicas e televisão. Abaixo, você pode conhecer algumas de suas obras mais importantes:

• Os Assassinatos da Rua Morgue
• A Carta Roubada
• O Escaravelho de Ouro
• O Mistério de Marie Rogêt
• O Barril de Amontilhado
• Berenice
• O Verme Vencedor (poema)
• A Narrativa de Arthur Gordon Pym (romance)
• O Poço e o Pêndulo
• Willian Wilson
• O Corvo (poema)
• Eureka