Search

Livros de Edgar Alan Poe

Temas sombrios como luto e morte são algumas das marcas de suas obras.
Google plus

Os gêneros de ficção policial e ficção científica devem muito a Edgar Allan Poe, poeta, editor e crítico estadunidense que fez parte do movimento romântico americano. Nascido em Boston, no início do século XIX, ele também ficou conhecido por ser um dos primeiros escritores do país a tentar se manter apenas com a escrita, o que lhe custou uma vida financeiramente difícil.

Poe é conhecido por ser um dos pioneiros nos gêneros de ficção científica e ficção policial. (Foto: Divulgação)

Ainda jovem, Poe ficou órfão de mãe, que morreu pouco tempo depois de seu pai abandonar a família. Sozinho, ele foi acolhido por Francis Allan e seu marido, John Allan, sem que o casal o adotasse formalmente. A falta de dinheiro e seu estilo aventureiro fizeram com que Edgar tivesse que a abandonar os estudos na Universidade da Virgínia, a qual frequentou por um semestre. Em seguida, ele se alistou nas forças armadas, onde serviu por dois anos antes de ser dispensado.

O escritor começou sua carreira em 1927, com a publicação de uma coleção anônima de poemas, intitulada Tamerlane and Other Poems. Entretanto, logo depois do seu primeiro trabalho, ele mudou o foco para a prosa e passou a trabalhar para revistas e jornais, destacando-se por ter o seu próprio estilo de crítica literária.

Saiba quais são os livros de terror mais vendidos.

Livros de Edgar Allan Poe

O Corvo está entre as suas obras mais conhecidas. (Foto: Divulgação).

Apesar de ter se notabilizado escrevendo sobre temas que lidam com questões um tanto quanto sombrias, como morte, efeitos da decomposição, luto e reanimação dos mortos, Poe também escreveu sátiras e contos de humor. Em diversos momentos, ele usou a ironia e a extravagância do ridículo com o objetivo de tirar o leitor da conformidade cultural.

Todavia, suas obras mais conhecidas são góticas, gênero que, na maioria das vezes, ele seguiu apenas para satisfazer o desejo do público. Além disso, parte de seus romances também se enquadra no chamado romantismo negro, movimento que se opõe ao transcendentalismo, estilo sobre o qual Edgar alimentava forte desgosto.

Veja também: Livros de Augusto Cury.

Até hoje, as obras de Poe são referência na literatura americana. (Foto: Divulgação).

Até hoje os livros de Edgar Alan Poe são referência na literatura americana. Eles influenciaram elementos da cultura popular, como filmes, músicas e televisão. Abaixo, você pode conhecer algumas de suas obras mais importantes:

• Os Assassinatos da Rua Morgue
• A Carta Roubada
• O Escaravelho de Ouro
• O Mistério de Marie Rogêt
• O Barril de Amontilhado
• Berenice
• O Verme Vencedor (poema)
• A Narrativa de Arthur Gordon Pym (romance)
• O Poço e o Pêndulo
• Willian Wilson
• O Corvo (poema)
• Eureka


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top