Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Legumes e verduras: como escolher, cuidados ao comprar

Aprenda como comprar legumes e verduras com cuidado para evitar contaminações.

Ter uma alimentação adequada é a melhor maneira de manter a saúde em dia, principalmente se isso for aliado a atividades físicas. Entre os alimentos que não podem faltar na mesa de quem está em busca de uma dieta equilibrada estão os legumes e verduras. Ricos em nutrientes essenciais para o organismo podem ajudar também quem está de regime, no entanto, para escolher legumes e verduras é preciso tomar alguns cuidados como verificar as características do alimento e lavá-lo atenciosamente.

Cheque a validade de vegetais embalados (Foto: divulgação)

Legumes e verduras: como escolher, cuidados ao comprar

Quando for comprar legumes e verduras, observe sempre se a textura não está diferente e se o alimento está com sua cor e cheiro característicos preservados. Verifique se não há amassados ou presença de bolor ou fungo no alimento. Os legumes não podem ter furos que indiquem que insetos possam ter picado o alimento e na hora de avaliar se está bom ou não evite pressionar muito para não danificar o produto. De preferência, não compre legumes e verduras que já estejam picados, porque podem estar contaminados devido à manipulação inadequada.

Lave bem as folhas e confira se não há resquícios de terra (Foto: divulgação)

Cuidados ao comprar verduras e legumes

Os cuidados ao comprar verduras e legumes também devem ser observados na preparação do alimento em casa. Primeiro lave-os com água corrente, em seguida, higienize com uma solução de hipoclorito de sódio e depois lave mais uma vez com água filtrada. Essas precauções devem ser tomadas principalmente com os alimentos que serão consumidos crus, pois podem causar disenterias derivadas de bactérias.

Garanta uma alimentação saudável para a sua casa (Foto: divulgação)

Há outras sugestões para higienizar legumes e verduras. No caso de alface, couve e outros vegetais folhosos, use os dedos pela casca para remover partes danificadas e possíveis resquícios de terra e observe com atenção se não há larvas nas verduras. Os cuidados também valem para produtos orgânicos que não são cultivados com agrotóxicos e para os hidropônicos.

Confira outras dicas para fazer a higienização de frutas, verduras e legumes:

Como Lavar Verduras e Legumes

Como higienizar frutas e verduras

 


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL