Menu

Saúde

Atualizado em 16 de dezembro de 2011, às 16:55 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Interpretando as cores da urina

A urina é excreção do metabolismo do organismo. Conheça algumas alterações que podem significar que algo de diferente está ocorrendo.
347764 exame de urina Interpretando as cores da urinaExame de urina

A urina é excreção do metabolismo do organismo. Conheça algumas alterações que podem significar que algo de diferente está ocorrendo:

Muitas vezes a alteração do organismo nos mostra que algo de errado está acontecendo conosco; com a coloração da urina não seria diferente. A urina é formada pelo fluido excretório resultante da filtragem do sangue nos rins, caso ocorra sua mudança de cor, pode ser um sinal para se preocupar e procurar um atendimento médico especializado para descartar algo mais grave.

São diversas as alterações de cores que podem ocorrer, assim como suas causas; citaremos abaixo algumas colorações que podem alertar você de que algo está acontecendo.

  • Urina com coloração amarelo escuro ou acastanhada.

A coloração normal da urina varia entre amarelo claro e amarelo escuro, variando conforme a concentração, ou seja, quanto mais líquido for ingerido, mais clara será a urina, ocorrendo o contrário quando a ingestão é mínima. Já com a coloração acastanhada, é necessário ficar atento a outro tipo de manifestação de doença como, por exemplo, hepatite ou mesmo presença de cálculos renais que podem ocasionar sangramento.

Vale lembrar que alguns alimentos que contenham corantes escuros podem alterar a coloração da urina, um exemplo seria o excesso da ingestão de coca-cola ou mate.

  • Urina com coloração arroxeada.

Pode parecer estranho, mas a urina pode apresentar uma coloração arroxeada; é uma manifestação muito comum de infecção urinária, geralmente por um tipo específico de bactéria que altera o pH da urina.

  • Urina com coloração laranja.

Esse tipo de coloração normalmente ocorre por alguns alimentos, principalmente aqueles que contenham beta-caroteno, entre eles estão: beterraba, cenoura, amoras silvestres ou alguns medicamentos, como, por exemplo, um tipo específico de antibiótico.

  • Urina de coloração esverdeada.

O principal fator para ocorrer a alteração da urina para esse tipo de cor é a utilização de corantes, geralmente contidos nos alimentos. Outro fator seria o uso de alguns medicamentos.

É necessário ficar muito atento a uma possível infecção urinária que pode estar ocorrendo, pois alguns tipos de agentes causadores podem desenvolver esse tipo de coloração.

  • Urina de coloração vermelha ou rosa.

A coloração avermelhada da urina ocorre, principalmente, por sangramento nas vias urinárias, que ocorre algumas vezes nos casos de cálculo renal. Porém não podemos excluir o uso de alguns medicamentos e alimentos.

  • Urina de coloração azulada.

A urina azul é decorrente principalmente do uso de certos tipos de medicamentos ou alguns alimentos que contenham corantes que justificam esse tipo de alteração.

  • Urina de coloração enegrecida.

A única e principal causa de coloração enegrecida é uma doença genética rara chamada Alcaptonúria, que é responsável em afetar o metabolismo da tirosina.

É necessário deixar claro que apenas um especialista pode descartar ou explicar o motivo da alteração da coloração da urina. Assim, diante de qualquer alteração como essas descritas acima, procure um atendimento médico, onde serão realizados exames específicos para descartar todas as causas.

347764 Urina Interpretando as cores da urinaExame de urina
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.