Menu

Decoração

Atualizado em 17 de janeiro de 2012, às 19:45 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Iluminação para jardim – ideias, dicas, fotos

A iluminação faz toda a diferença no visual do jardim, então aprenda como usá-la para tornar o ambiente mais charmoso e acessível.
378889 Iluminação para jardim ideias dicas fotos Iluminação para jardim   ideias, dicas, fotosIluminação destaca as plantas do jardim

O jardim é o ambiente responsável por levar a natureza para dentro da propriedade residencial. Ele é normalmente decorado com um gramado verde, canteiros floridos, pequenos arbustos e móveis que garantem a acomodação dos moradores. No jardim é possível desfrutar de momentos tranquilos e renovar as energias ao ar livre.

Além de considerar o paisagismo para montar o jardim, também é importante buscar na iluminação benefícios para o ambiente. Dependendo da luz empregada, ela terá como objetivo destacar algum elemento da área externa e até mesmo causar efeitos que inovam a aparência do jardim residencial, principalmente durante a noite.

Dicas para a iluminação de jardim

A luz é um recurso que não pode faltar na decoração, afinal, ela torna possível passear pelo local mesmo depois de escurecer. No entanto, dá para ir muito além do previsível e apostar numa incrível iluminação decorativa, que vai trabalhar com focos de luz estratégicos e reforçar as características do jardim.

378889 Iluminação para jardim ideias dicas fotos 3 Iluminação para jardim   ideias, dicas, fotosJardim moderno, charmoso e bem iluminado

Existem vários tipos de iluminação capazes de modernizar o visual do jardim, por isso é válido considerar todas as possibilidades antes da escolha. Para deixar o ambiente iluminado, é comum o uso de luminárias desenvolvidas especialmente para a área externa. Estas peças demonstram mais resistência aos fatores climáticos como sol e chuva.

Na hora de desenvolver um projeto de iluminação, procure tomar cuidado com a fiação. Quando os fios ficam aparentes, eles podem provocar acidentes e comprometem a estética do lugar. Por essas e outras procure manter o sistema enterrado.

Caso a ideia seja de iluminar todo o jardim, é mais indicado usar uma luz homogênea que se propague no espaço por meio de um difusor. Para criar efeitos contrastantes ou fazer com que a luz recaia em pontos específicos, escolha um refletor móvel ou fixo.

Outra possibilidade bem interessante de iluminação é o balizador, que atende as necessidades de área com circulação. Estes elementos funcionam perfeitamente para marcar caminhos e realçar as formas esculturais das plantas.

Os fechos de iluminação decorativa fazem a diferença, deixando-o mais charmoso e receptivo. Com alguns materiais combinados ao paisagismo, fica mais fácil realçar os efeitos, por isso, vale a pena investir em ferro contorcido, vidro, bronze e plástico. As cascatas ou fontes de água também são capazes de otimizar a luz no jardim residencial.

Fotos de jardins iluminados

Aproveite as dicas para iluminar o jardim na medida certa.