Moda vintage: tendências, peças, dicas

Quando Amy Winehouse começou a fazer sucesso, todos ficaram curiosos com o seu jeito de se vestir, quando subia aos palcos. A cantora era,…

Por Editorial MDT em 28/03/2013

Quando Amy Winehouse começou a fazer sucesso, todos ficaram curiosos com o seu jeito de se vestir, quando subia aos palcos. A cantora era, assumidamente, fã do estilo retrô. O cabelo volumoso, a maquiagem e os vestidos de Amy traziam elementos das décadas de 50 e 60. A moda vintage (ou retrô) está em alta, há algumas temporadas. O mundo fashion tem se dedicado, imensamente, às releituras do passado. Cabelos, calçados, roupas e acessórios neste estilo são ótimas opções para quem gosta de um look mais romântico.

A moda vintage está super em alta, favorecendo a feminilidade (Foto: Divulgação)

Peças vintage

Certamente, todos já tiveram a oportunidade de se deparar com saias e vestidos mais rodados, nas vitrines. Além deles, as estampas coloridas, listradas em com bolinhas (poás) são, também, características do estilo vintage. Essa moda é imensamente favorável às mulheres que gostam de um visual muito feminino, sóbrio, sofisticado e mais discreto. Ele prova que, para ser sensual, a mulher não precisa mostrar muito a sua pele. Há, sim, alguns modelos adaptados, mais decotados ou curtos; porém, o estilo retrô é comumente composto por peças mais comportadas, que são um retrato do tipo de vida das mulheres dos tempos mais velhos.

Alguns modelos bem característicos do estilo vintage (Foto: Divulgação)

Quem quer se vestir com peças vintage deve saber que um bom tecido rodadinho é essencial. Esta é a característica mais comum dessa moda, embora também haja modelos mais retos como, por exemplo, os conjuntinhos de saia e casaquinho. Cardigãs (principalmente agora, no outono), cintura bem marcada (com fitas e cintos mais finos), blusas mais comportadas e detalhes delicados, como babadinhos, lacinhos e outros “frufrus” também fazem parte deste estilo de roupas.

Outros detalhes vintage

Os cabelos que temos visto, ultimamente, também remetem ao estilo retrô. Um exemplo de penteado vintage é o já tão difundido topete. Os cortes chanel também são dessa moda e ficam ainda mais característicos com ondulações nos fios. Essa dica também vale para os cabelos compridos. Lenços e chapéus pequenos finalizam um look perfeito.

Inspirações para o outono (Foto: Divulgação)

Quem não abre mão de lindos acessórios pode apostar nos broches (exemplo disso são os camafeus), nos colares e brincos de pérola ou, se for mais ousada, num belo par de luvas. Os calçados como oxfords, sapatilhas e plataformas também fazem parte do estilo vintage. A moda retrô é extremamente sofisticada e feminina. Para quem gosta de mudar o visual, constantemente, fazendo uma viagem no tempo, este é o momento perfeito. Aproveite, pois você não parecerá estranha, em lugar algum.

Veja mais penteados: Penteados retrô: fotos

Confira exemplos de decoração vintage: Decoração vintage: fotos

Top