Menu

Saúde

Atualizado em 16 de novembro de 2011, às 20:00 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Hemorragia e outros problemas das cordas vocais

Problemas nas cordas vocais estão cada vez mais frequentes, devido ao uso inadequado do aparelho fonador. Veja algumas doenças desta região.

313531 talking girls Hemorragia e outros problemas das cordas vocais

Hemorragias nas cordas vocais acontecem quando ocorre lesão no epitélio desta região, levando à ruptura de vasos e sangramento. Isto é muito comum em pessoas que utilizam a voz na profissão, como cantores e professores. O tratamento deve ser repouso até que a hemorragia pare e a lesão tenha desaparecido.

Algumas vezes, a lesão pode ter surgido devido a outros problemas como pólipos, refluxo faringo-laríngeo, nódulos, edema, sulcos, cistos,ou tumores da região da laringe.

Laringite aguda é o termo que se refere a qualquer inflamação, que acometa as cordas vocais ou a laringe. Isto pode ocorrer devido a infecções virais, exposição à poluição, à substâncias irritativas, ou ao abuso da utilização da voz.

Os pólipos são lesões que se localizam na região da borda, das cordas vocais e impedem que estas se fechem completamente. A voz, consequentemente, fica rouca, grossa e do tipo soprosa. Vários fatores podem estar relacionados ao aparecimento de um pólipo, nessa região, como, por exemplo, o cigarro, o uso abusivo da voz e a o refluxo laríngo-faríngeo.

O refluxo laringo-faríngeo ocorre quando o conteúdo gástrico chega até a região da faringe, normalmente, devido a problemas no esfíncter, que segura o conteúdo na região estomacal. Ao chegar até as cordas vocais, o líquido gástrico lesa o epitélio, causando inflamação e gerando outros problemas como a hemorragia. Os sintomas mais comuns são gosto ruim na boca, rouquidão, dor de garganta, dificuldade para engolir, tosse e mau hálito.

Os nódulos nas cordas vocais são conhecidos como calos. São espessamentos da parede das cordas, devido a fatores como o uso abusivo da voz, sinusite, alergias e refluxo laringo-faríngeo. Esse problema é muito frequente em profissionais da voz.

O edema de Reinke é caracterizado por aumento do volume, inchaço, da corda vocal, principalmente, devido ao hábito de fumar. A voz, nesses casos, se torna rouca e grave.

Sulcos nas cordas vocais são depressões que ocorrem, nesta região, podendo se estender sobre toda a corda. A voz se torna soprosa e áspera.

Cistos são protuberâncias, com conteúdo líquido, que acometem a região da laringe. A voz pode se tornar diplofônica e grave.

Tumores de laringe são muito frequentes em pessoas que tem o hábito de fumar. O câncer desta região é evitável se tomarmos alguns cuidados. É uma doença muito comum no Brasil. O tratamento tem uma ótima resposta quando o tumor é diagnosticado precocemente.

313531 no talking Hemorragia e outros problemas das cordas vocais

 Agentes prejudiciais a região das cordas vocais 

  • Hábitos vocais inadequados: pigarrear para limpar a voz ou tossir com esforço ressecam a laringe;
  • Ar condicionado: o resfriamento do ambiente reduz a umidade do ar, resseca laringe e pode lesar o epitélio;
  • Álcool: irrita o epitélio das cordas vocais;
  • Drogas: Ressecam a região da laringe e prejudicam a voz;
  • Cigarro: A fumaça quente irrita e agride a mucosa da laringe. Provoca a tosse crônica e o pigarro;
  • Alergias: Irritam o epitélio, porém não é preocupante, pois a voz é prejudicada temporariamente;
  • Alimentação: Chocolate e outros derivados do leite afetam a mucosa da laringe e podem acarretar lesão;
  • Poluição do ar: a fumaça e os outros agentes poluidores afetam o aparelho responsável pela produção da voz.

Prevenção de problemas nas cordas vocais

  • Evite o abuso de álcool e cigarro; a ingestão de cafeína; gritar ou sussurar
  • Nunca faça automedicação. Alguns medicamentos como a aspirina, por exemplo, pode provocar, até, uma hemorragia na garganta se usada sem acompanhamento médico.
  • Tome pelo menos 8 copos d’água por dia.
  • Passe a maior parte do tempo em ambientes saudáveis, livres, o máximo possível, de poluição.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.