Alimentos que devem ser evitados após restaurar os dentes

Conheça os alimentos que devem ser evitados após restaurar os dentes.Ter dentes brancos e saudáveis é fundamental para garantir um belo sorriso. Felizmente é…

Por Editorial MDT em 25/04/2016

Conheça os alimentos que devem ser evitados após restaurar os dentes.Ter dentes brancos e saudáveis é fundamental para garantir um belo sorriso. Felizmente é possível recorrer a diversos tratamentos estéticos para clarear os dentes, mas o que algumas pessoas não sabem é que alguns hábitos são capazes de comprometer o trabalho do dentista.

Saiba quais alimentos devem ser evitados após restaurar os dentes. (Foto: divulgação)

Para um resultado duradouro é fundamental ter disciplina e seguir à risca todas as recomendações, principalmente quanto à espera do tempo indicado para voltar a ingerir alimentos pigmentados.

Quais alimentos devem ser evitados?

É muito importante lembrar que não é preciso eliminar de uma vez por todas esses alimentos da dieta, e basta consumi-los com moderação para se prevenir das manchas nos dentes. Outras dicas importantes para evitar manchas nos dentes é sempre enxaguar a boca após comer algo pigmentado, além de caprichar na higiene bucal e frequentar o dentista regularmente.

Você fez uma restauração dos dentes recentemente? Então veja a seguir os alimentos que devem ser evitados:

Bebidas esportivas e energéticas

Pesquisas já provaram que bebidas e alimentos ácidos prejudicam os dentes e causam manchas. A acidez de produtos como bebidas esportivas e energéticas é capaz de corroer o esmalte dentário, deixando o dente desprotegido e facilitando o processo de coloração por outros alimentos.

Se o vinho pode manchar tecidos, também mancha os dentes. (Foto: divulgação)

Chás, café e refrigerante

Na lista de alimentos que danificam os dentes, não podemos nos esquecer dos chás, cafés e refrigerantes. Essas bebidas são famosas por escurecer e manchar os dentes, devido sua coloração e acidez.

O que muitas pessoas não sabem é que apesar dos chás serem ótimos para a saúde, não são a melhor escolha quando o assunto é estética dos dentes. Na verdade pesquisas indicam que os chás mais escuros podem causar mais manchas que o café. Na verdade, até mesmo os chás brancos e de ervas podem facilitar o aparecimento de manchas, por corroerem o esmalte dentário, deixando os dentes desprotegidos.

Molhos

Apesar de serem deliciosos e darem um toque especial aos pratos, os molhos como o de soja, de tomate e de caril são potenciais causadores de manchas dentais. Uma recomendação importante é escovar os dentes imediatamente após refeições com molho.

Vinhos

Se uma bebida é capaz de provocar manchas em tecidos, com certeza poderá causar manchas nos dentes. O vinho tinto é rico em tanino e cromogênio, substâncias com moléculas muito pigmentadas e causadoras de manchas. O vinho branco, apesar de não ser pigmentado, é muito ácido e favorece a pigmentação dos dentes por outros alimentos.

Bagas

Algumas bagas, como o mirtilo, amoras, cerejas , romãs e outras frutas de cores vibrantes, são capazes de manchar os dentes. O mesmo vale para seu suco. A solução é optar por variedades com menos pigmento, como as uvas brancas e cerejas brancas.

O molho de tomate é delicioso, mas pode manchar os dentes. (Foto: divulgação)

Beterraba

Os dentistas deixam bem claro para o paciente o que não comer após a restauração. Na lista de alimentos se encontra a beterraba, uma hortaliça altamente pigmentada que pode deixar os dentes manchados.

Doces

Depois da restauração, os dentes ficam mais sensíveis, por isso a ingestão de alimentos sólidos e líquidos fica complicada. O ideal é evitar o consumo de alimentos açucarados que favorecem a proliferação de bactérias, como é o caso de balas, chicletes e chocolates.

Alimentos duros

A pipoca é um alimento duro, por isso pode prejudicar a restauração. (Foto Ilustrativa)

A pipoca é um alimento duro, por isso pode prejudicar a restauração. (Foto Ilustrativa)

Os alimentos duros em geral, como é o caso das nozes, torresmo, pipoca e balas duras, prejudicam o sucesso de uma restauração nos dentes. Isso acontece porque, a cada mordida, o indivíduo faz uma pressão indevida sobre os dentes.

Bebidas quentes e frias

Qualquer tipo de bebida, que esteja muito quente ou fria, pode impactar os dentes restaurados recentemente. A temperatura extrema aumenta a sensibilidade.

Cuidados após a restauração dentária

• Os cirurgiões-dentistas recomendam evitar alguns alimentos nas 4 horas posteriores à restauração. Esses itens devem ser excluídos do cardápio para não prejudicar o resultado do tratamento. Portanto, respeite as regras!

• Quando a restauração é feita com porcelana, não há contraindicações alimentares. O cardápio deve ser controlado apenas nos casos de clareamento ou algum tratamento com resina ou acrílico.

• Se você consumiu um alimento que prejudica os dentes brancos, então corra até o banheiro, enxague a oca com água e realize a escovação corretamente.

Após a restauração, mastigue os alimentos com calma e leveza. (Foto Ilustrativa)

Após a restauração, mastigue os alimentos com calma e leveza. (Foto Ilustrativa)

• Faça visitas periódicas ao dentista, pois só assim é possível manter os dentes fortes, brancos e saudáveis.

• Todo cuidado é pouco para não prejudicar a restauração dos dentes com resina ou acrílico. Os dentistas recomendam mastigar os alimentos devagar e com leveza, evitando assim fortes impactos que danificam o resultado do tratamento. Se for possível, mastigue os alimentos do lado oposto à área restaurada.

• Ao mastigar os alimentos, o ideal é ficar com a boca fechada, pois assim é possível evitar o contato dos dentes com ar frio. Se esse cuidado não for adotado, a pessoa pode sofrer com a dor de dentes sensíveis.

Ter um sorriso bonito e com os dentes saudáveis e claros é o desejo de muitas pessoas, que acabam recorrendo a tratamentos estéticos para melhorar a estética bucal. Entretanto, a ingestão de alguns alimentos é capaz de comprometer o resultado e, por isso, devem ser evitados.

Top