Menu

Saúde

Atualizado em 19 de julho de 2012, às 14:30 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Gripe A: sintomas, cuidados e tratamento

A gripe A vem assustando e alarmando a população. Conheça um pouco mais sobre essa doença tão preocupante.
489083 Os sinais e sintomas da gripe A são praticamente os mesmo da gripe comum. Gripe A: sintomas, cuidados e tratamentoOs sinais e sintomas da gripe A são semelhantes aos da gripe comum. (Foto: Divulgação)

Com os dados de pessoas contaminadas pela gripe A cada vez maiores, é de extrema importância que a população saiba reconhecer, o quanto antes, os sinais e sintomas dessa doença. Para isso, separamos algumas informações que serão muito úteis nesse fim.

Conhecendo um pouco sobre a história da doença

A gripe A ou, como é popularmente conhecida, a gripe suína teve seu primeiro relato de pandemia, em 30 de Abril do ano de 2009. Ela tem como agente causador o vírus Influenza tipo A/H1N1 modificado. A modificação é resultado da interação de material genético de outras famílias do vírus. Entre elas, podemos incluir as cepas da gripe humana, aviária e suína. Como resultado, o vírus modificado ultrapassou a barreira das espécies, passando a atingir a espécie humana.

Leia um pouco mais sobre a história da gripe A.

Compreendendo a forma de transmissão da doença

A gripe A possui o mesmo padrão de transmissão que qualquer outro tipo de vírus responsável pela gripe comum. Dessa forma, a transmissão ocorre pelo contato com a  saliva que contenha partículas virais, as quais são eliminadas quando o indivíduo tosse e/ou espirro.

489083 No momento existem dois medicamentos disponíveis para o tratamento da gripe A. Gripe A: sintomas, cuidados e tratamentoNo momento, existem dois medicamentos disponíveis para o tratamento da gripe A.(Foto: Divulgação)

Aprenda a reconhecer os sinais e sintomas da gripe A

De maneira geral, os indivíduos que foram contaminados pelo vírus da gripe A pode apresentar as seguintes manifestações clínicas:

  • Febre repentina com valor igual ou superior a 38 C;
  • Tosse com ou sem expectoração;
  • Diarreia;
  • Dificuldade respiratória;
  • Dor de cabeça
  • Dor nas articulações;
  • Dor nos músculos.

Vale ressaltar que o indivíduo pode apresentar os sinais e sintomas anteriormente descritos após ter contato com o vírus, em um período de 24 horas a duas semanas. A esse intervalo denominamos período de incubação, sendo que varia conforme cada organismo.

O que fazer diante dessas manifestações clínicas?

Quando os indivíduos apresentarem alguns dos sinais e sintomas descritos acima é de extrema importância que eles busquem um atendimento médico especializado. Durante a avaliação médica, o profissional colherá a história clínica apresentada pelo possível infectado, além de realizar alguns exames que ajudarão na comprovação diagnóstica. Entre os exames, podemos citar a cultura de secreção respiratória e amostras de sangue.

Conheça algumas maneiras de evitar a contaminação

Apesar da gripe A ter uma alta de transmissão, existem algumas medidas que podem prevenir a contaminação pelo vírus H1N1. Entre elas, podemos citar:

  • Cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar;
  • Lavar as mãos frequentemente;
  • Evitar tocar os olhos, o nariz e a boca após tocar em superfícies;
  • Evite lugares de aglomerações;
  • Evite o uso de medicamentos em a orientação de um especialista;
  • Procure um atendimento médico diante de qualquer manifestação clínica;
  • Mantenha uma alimentação balanceada;
  • Tenha uma boa hidratação.

Em relação ao tratamento

O tratamento da gripe A é baseado sob a administração de dois fármacos, o Tamiflu ou Relenza. Eles podem ser comprados nas farmácias ou cedidos pela Secretaria da Sáude; ambos com orientação médica.

489083 Lavar as mãos freqnetemente é essencial na prevenção da gripe A. Gripe A: sintomas, cuidados e tratamentoLavar as mãos freqnetemente é essencial na prevenção da gripe A.(Foto: Divulgação)

A gripe A vem aumentando o número de pessoas acometidas ao decorrer dos anos. Após conhecer um pouco mais sobre as manifestações clínicas, fique atento e procure a orientação de um médico especialista diante de qualquer um deles. Uma atitude como essa pode evitar graves consequências futuras.

Saiba mais sobre a vacina contra a gripe A

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.