Menu

Moda

Atualizado em 7 de março de 2012, às 19:50 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Gravata: como escolher, dicas

Acessório importante para agregar elegância ao visual, a gravata precisa ser escolhida com bastante cuidado para não comprometer o seu look.
405464 Gravatas – como escolher dicas Gravata: como escolher, dicasEste acessório agrega estilo e elegância ao visual

Símbolo de elegância e estilo, a gravata tem um papel importante na hora de compor o visual. Por isso que ela precisa ser escolhida com bastante cuidado, caso contrário, você corre o risco de usar um modelo que pode comprometer o seu look.

Além disso, você deve por em prática algumas orientações para preservá-la ao máximo, como não alargar o nó, a não ser para retirá-lo por completo, ficar atento quando for passá-la com o ferro (regule o aparelho de acordo com o tecido), e evitar sujá-la com manchas de gordura.

Já na hora de usar esta peça, é necessário ficar atento a algumas dicas de moda e etiqueta. Abaixo, separamos algumas sugestões de como utilizar e escolher a gravata corretamente para que você possa tirar as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

Dicas de como usar e escolher a gravata

405464 Gravatas – como escolher dicas1 Gravata: como escolher, dicasCom essas dicas, você não vai ficar em dúvida na hora de escolher o modelo certo

1. Algumas pessoas não conseguem deixar a gravata no tamanho certo. O ideal é que sua ponta fique rente a fivela do cinto, nunca mais do que isso. Para não ter problemas, escolha acessórios cujo comprimento esteja entre 140 e1 50 cm.

2. Alem de combinar com a roupa, a gravata precisa combinar com o seu corpo. Portanto, na hora de escolhê-la, você deve levar em conta detalhes como tom da pele, do cabelo, cores dos olhos etc. Gravatas claras, por exemplo, ficam melhor com pessoas de pele e cabelo claros.

3. Outra questão importante é a largura dos ombros. Pessoas com ombros largos devem usar camisas com colarinho largo e, neste caso, gravatas que tenham entre 10 a 11 cm de largura. Caso contrário, recomenda-se o uso de gravatas com 8 a 9 cm.

405464 Gravatas – como escolher dicas2 Gravata: como escolher, dicasAlém de combinar com a roupa, a gravata precisa combinar com o corpo

4. Evite gravatas listradas com ternos risca de giz. Prefira peças lisas e de cores neutras. O mesmo é válido para os ternos de tons sólidos. Se você for participar de uma entrevista de emprego, utilize gravata vermelha ou azul escura.

5. Agrande dificuldade é na hora de combinar este acessório com a camisa. Veja quais são as orientações dadas para os principais modelos.

  • Camisa quadriculada – gravatas de listras diagonais ou pontilhadas;
  • Camisa listrada – gravatas pontilhadas ou com padrões retangulares. Se quiser uma gravata listrada, ela precisa seguir o mesmo estilo da camisa;
  • Camisa xadrez – gravatas lisas;
  • Camisa lisa – gravatas lisas ou estampadas. Apenas tome cuidado para não exagerar nas estampas. Mantenha sempre a sobriedade.

Com essas dicas, você sempre estará elegante e dificilmente vai correr o risco de cometer alguma gafe.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.