Dicas para economizar tempo no trabalho

Se você acha que seu dia devia ter o dobro do tempo, porque nunca consegue fazer tudo o que precisa e sempre deixa algumas…

Se você acha que seu dia devia ter o dobro do tempo, porque nunca consegue fazer tudo o que precisa e sempre deixa algumas atividades para o dia seguinte, saiba que existem maneiras de economizar tempo no trabalho. Para isso, será necessário se organizar melhor e se policiar para evitar atitudes que fazem você perder tempo. Confira:

Não seja escravo do seu tempo, mas use-o a seu favor (Foto: divulgação)

Dicas para economizar tempo no trabalho

O passo a passo para economizar tempo no trabalho começa com o levantamento de todas as atividades que você precisa fazer durante um dia. Verifique quais as atividades urgentes, que têm um prazo pequeno para serem realizadas, ou as que esse prazo já expirou. Depois veja quais são as importantes, que ainda podem ser feitas a tempo e são benéficas para você. Por último, veja quais são as tarefas com as quais você perde tempo e não são produtivas. Quando fizer esse levantamento, comprometa-se a diminuir ao máximo as coisas urgentes, dedicar-se mais ao que é importante e excluir de sua agenda o que só te faz gastar tempo.

Priorize as atividades urgentes e importantes (Foto: divulgação)

Economizar tempo no trabalho: como fazer

Outra dica para economizar tempo no trabalho é planejar como será a semana seguinte, listando as atividades que precisa fazer e qual o tempo previsto para realizá-las. Se achar que isso te deixa ansioso, ou engessa a sua semana, torne esse planejamento diário, ou seja, antes de dormir, escreva em um papel, na agenda, ou em uma ferramenta eletrônica, as tarefas que precisa realizar no dia seguinte e destaque as prioridades de realização de cada uma.

Organize seu dia a dia para ter uma vida mais equilibrada (Foto: divulgação)

As sugestões para economizar tempo no trabalho incluem também deixar gavetas, armários e papéis organizados, para evitar que você perca tempo procurando algum documento importante ou até mesmo uma simples caneta. Apesar de todas as facilidades proporcionadas pela internet, ela também pode ser uma vilã. Por isso, evite acessar sites de entretenimento e redes sociais durante seu trabalho, para não se dispersar. Não faça horas extras sem necessidade e procure se adequar ao tempo disponível, para ter tempo para dedicar-se ao lazer, a sua família e viver uma vida mais tranquila.

Leia também: Dicas para organizar melhor o seu tempo

Como ganhar mais tempo no dia a dia

 


Top