Search

Funções do Cálcio no Organismo

Google plus

O cálcio é o mineral que é mais aproveitado pelo organismo, pois ele forma os nossos ossos e os nossos dentes. Portanto, ele também é o mais abundante em nosso corpo. Como prova disso, temos que de 1200 gramas de cálcio encontrados em um adulto, 1110 estão concentrados nos tecidos ósseos. Por isso, a ingestão desse mineral é muito importante para a boa formação dos ossos e dos dentes.

Os 90 gramas de cálcio restantes participam de inúmeras funções no organismo como as contrações musculares, o controle da acidez no sangue, o controle hormonal, as atividades das membranas celulares, a divisão celular e as contrações musculares.

Quando atua com a vitamina K no sistema circulatório, o cálcio ajuda na coagulação do sangue e ele é muito importante para o estabelecimento do equilíbrio corporal quando age com o fósforo.

Para fazer as contrações musculares do coração, o cálcio influencia a ação do lab-fermento e coordena as ações do sódio e do potássio. Portanto, ele ajuda na regulagem dos nossos batimentos cardíacos.

Por sabermos de todas essas funções do cálcio no organismo humano, precisamos ingerir boas quantidades desse mineral para que não tenhamos doenças causadas pela falta dele.

Portanto, é necessário ingerir os alimentos ricos em cálcio como o leite e os seus derivados, mariscos, ostras, sardinhas, folhas de nabo, repolho crespo, folhas de mostarda, algas marinhas, gergelim integral, feijão, amêndoas e verduras verde escuras, com exceção do espinafre.

A deficiência do cálcio, seja pela má alimentação como por questões hormonais ou outros motivos, leva o corpo a retirar o cálcio dos ossos para repô-lo onde seja necessário. Por isso, ocorre a osteopenia e a osteoporose, caracterizadas pela fraqueza dos ossos, o que gera fraturas, mesmo em pequenas quedas.

Por outro lado, o excesso de cálcio no organismo não é bom, pois isso pode gerar “pedras” no rim, que são pequenos aglomerados de uma substância conhecida como oxalato de cálcio. Além disso, o excesso desse mineral pode causar a redução de outros minerais importantes, como o magnésio. A aneroxia, a dificuldade de memorização, a fraqueza muscular, a irritabilidade e a depressão também podem aparecer devido ao excesso do cálcio. Para que o cálcio não se acumule no organismo, é preciso ingerir muita água para que esse excesso seja “varrido”.

A necessidade diária de cálcio depende da idade da pessoa. Um bebê que tenha entre 0 e 6 meses precisa de 210 mg, de 7 a 12 meses, 270 mg, de 1 a 3 anos, 500 mg, de 4 a 8 anos, 800 mg, de 9 a 13 anos, 1300 mg, de 14 a 18 anos, 1300 mg, de 19 a 50 anos, 1000 mg e de 51 anos para mais, 1200 mg. Caso você não consiga ingerir a quantidade de cálcio adequada para a sua idade, tome suplementos alimentares que contenham o mineral para ficar com o corpo saudável.

Para que o cálcio seja fixado nos ossos, é preciso fazer exercícios físicos com impulsionamento de peso como o halterofilismo, a caminhada ou o basquete, especialmente durante a fase da adolescência. Em idades mais avançadas, os exercícios contribuem para o aumento da massa óssea em 1 ou 2%.

Apenas 500 mg de cálcio pode ser absorvido pelo intestino por vez. Uma alimentação muito líquida ou muito rica em fibras acelera a passagem do cálcio pelo intestino, o que diminui a sua absorção. Por isso, ele deve ser ingerido em pequenas porções durante o dia. Para que o cálcio seja absorvido pelo organismo, a presença da vitamina D é essencial.

Sabendo das funções do cálcio no organismo, é clara a necessidade de ingerir esse mineral diariamente para manter uma vida saudável, principalmente os ossos e os dentes. Sendo assim, não deixe de ter uma alimentação rica em cálcio para ser mais feliz.


Google plus


Este artigo possui 2 comentários

  1. anna
    Publicado em 13/05/2014 às 4:32 PM [+]

    muito legal amei o saite achei show das poderosas de bola]

  2. shawander
    Publicado em 13/05/2014 às 4:38 PM [+]

    muito legal para quem gosta de aprender sou do sesi do ES e gosto de estudar tirei 10 em por mat e geo

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top