Conheça a Realidade do Suplemento Alimentar

O suplemento alimentar é usado, para reduzir mais rapidamente a massa gorda e demonstrar a magra, com músculos fortes e definidos. Como hoje em…

O suplemento alimentar é usado, para reduzir mais rapidamente a massa gorda e demonstrar a magra, com músculos fortes e definidos. Como hoje em dia, este produto virou febre, é necessário explicar para que serve, e expor seus benefícios e os malefícios, que se designam a suplementar ou complementar os regimes alimentares normais e que constitui fonte muito concentrada de certos nutrientes, os quais podem acarretar certos problemas para a saúde mais tarde.

Segundo estudo realizado, cerca de 61% que consomem algum suplemente, 41% não possui indicação especializada, 27,5% passaram a consumir depois da indicação de instrutores e apenas 10% utilizam sob supervisão de médico ou nutricionista. O estudo ainda demonstrou que os maiores consumidores são aqueles que fazem ginástica localizada e aeróbica, musculação e luta. E mais, 48% são mulheres, as quais preferem vitaminas e minerais.

Para o que Serve

Primeiramente é necessário explicar para o que serve este produto. O suplemento alimentar, foi desenvolvido para fornecer uma base extra de nutrientes ao organismo de atletas com a finalidade de melhorar o desempenho nos treinos e competições. A indicação é valida para os atletas profissionais, os quais não ingerem alimentos suficientes para completar 3.000 calorias consumidas diariamente.

Existem diversos tipos de suplementos alimentares, que possui funções específicas ao organismo, são eles:

PROTÉICOS

Ricos em proteínas que ajudam a aumentar massa muscular. São produzidos a partir de uma proteína chamada albumina, encontrada na soja, no leite e no ovo. São comercializadas em barra ou em pó.

ENERGÉTICOS

Formulados com carboidratos fornecem energia para o treino. Geralmente são vendidos nas versões em pó, para misturar á água, que vem num sache individual.

REPOSITORES

Possuem a finalidade de repor água, a glicose e os sais minerais perdidos e, desse modo, evitar a desidratação.

Leia Também:  Decoração de jardim para festas: dicas, fotos, como fazer

COMPENSADORES

São produzidos com proteínas, calorias, minerais e vitaminas que devem ser diluídos em leite ou suco.

Alerta Vermelho

O consumo do suplemento alimentar, atualmente, cresce drasticamente entre praticantes de atividades físicas, os quais não necessitam desse acréscimo de nutriente na dieta. Especialistas mostram que não há evidências de que os suplementos fazem à diferença no desempenho do exercício daqueles que consomem adequadamente o produto. O grande problema é que além de não trazer bons resultados, alguns produtos usados de maneira incorreta ainda surtem efeitos colaterais. Insônia, aumento da pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos e suor excessivo são os danos mais conhecidos.

Para Concluir

A lição que deve ser tirada de tudo isso é apenas uma: Antes, de entrar na onda de qualquer amigo, consulte um profissional, para ver se você realmente precisa desse nutriente. E antes de comprá-lo, verifique se a embalagem contém o registro do Ministério da Saúde.

Top