Menu

Saúde

Atualizado em 15 de agosto de 2012, às 7:43 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Fumar diminui produção e qualidade do leite materno

O consumo de cigarros durante o período de amamentação diminui o volume do leite materno e afeta a variedade de nutrientes.

Devido a sua alta concentração de substâncias tóxicas, cigarro compromete a saúde humana em diversos aspectos, principalmente durante a gravidez. O hábito de fumar pode desencadear problemas para mãe e principalmente para o filho, que está em formação. Desta forma, as mulheres tabagistas devem deixar de lado o vício ao longo do período de gestação e amamentação.

501773 Fumar diminui produção e qualidade do leite materno 1 Fumar diminui produção e qualidade do leite maternoFumar ameaça a saúde do bebê durante a gestação e amamentação. (Foto:Divulgação)

Quando a fumante se rende ao tabagismo durante a gestação, ela expõe o bebê às ameaças imediatas e a longo prazo, pois a criança após o nascimento pode apresentar vários problemas de saúde e comportamento. O consumo de cigarros na gravidez aumenta as chances de aborto espontâneo, nascimento prematuro, baixo peso ao nascer e até mesmo a síndrome da morte súbita infantil. No futuro, a criança pode apresentar déficit nas áreas cognitivas e hiperatividade.

As responsabilidades da mãe fumante para com o seu filho não terminam após o nascimento. Na verdade, ela também deve se privar do cigarro durante o período de amamentação para manter a qualidade do seu leite materno e fornecer os nutrientes que o recém-nascido necessita nos seis primeiros meses de vida.

Veja também: Obesidade e tabagismo aumentam chances de bebês nascerem com problemas cardíacos

Cigarro prejudica o aleitamento materno

501773 Fumar diminui produção e qualidade do leite materno 2 Fumar diminui produção e qualidade do leite maternoMãe fumante produz leite com menos volume e qualidade inferior. (Foto:Divulgação)

A mulher que fumou na gravidez e continua fumando no período de amamentação, faz com que a quantidade do seu leite diminua e seja insuficiente para as necessidades fisiológicas do bebê.

Além de reduzir o volume de leite, o tabaco também é responsável por afetar a variedade de nutrientes e reduzir a qualidade. O bebê, ao ser amamentado por sua mãe fumante, entra em contato com várias substâncias tóxicas e o seu organismo não é maturo o suficiente para se defender dos agentes nocivos.

A concentração de nicotina no leite materno é maior do que no próprio sangue, por isso o bebê corre sérios riscos de saúde. As crianças que são amamentadas por fumantes apresentam cólicas com mais frequência, choram intensamente e, muitas vezes, não ganham peso como deveriam.

Recomendações para mães fumantes que amamentam os filhos

501773 Fumar diminui produção e qualidade do leite materno Fumar diminui produção e qualidade do leite maternoO ideal é parar de fumar durante a gestação e também no período de aleitamento materno. (Foto:Divulgação)

- Mesmo que a mulher não consiga parar de fumar durante a gravidez e a amamentação, ela deve reduzir ao máximo a quantidade de cigarros para não colocar em risco a saúde do bebê.

- Embora apresente nicotina, o leite materno é essencial para a saúde da criança em seus primeiros meses de vida. Se não foi possível parar com o tabagismo durante a amamentação, então é recomendado acender o cigarro após a mamada, bem longe do bebê.

- Para reduzir os danos, é indicado que a mãe não fume perto do bebê e nem deixe outra pessoa fazer isto.  O recém-nascido, quando exposto a fumaça do cigarro, desenvolve doenças respiratórias, como pneumonia, bronquite e asma.

Saiba mais: Como parar de fumar? dicas, tratamentos

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.