Como Organizar uma Festa Junina Educativa

Como Organizar uma Festa Junina Educativa

Como organizar uma festa junina educativa? – Essa é uma dúvida bastante comum entre os professores, coordenadores e diretores. A comemoração na escola precisa…

Por Editorial MDT em 22/05/2015

Como organizar uma festa junina educativa? – Essa é uma dúvida bastante comum entre os professores, coordenadores e diretores. A comemoração na escola precisa atender as expectativas dos alunos e valorizar todas as tradições. Nessa matéria, iremos apresentar algumas dicas para a organização do evento, considerando o contexto escolar.

Como Organizar uma Festa Junina Educativa. (Foto: Divulgação)

A Festa Junina, festa tipicamente religiosa, é realizada em todo o país de diferentes formas. É comum que sejam realizadas festas juninas nas escolas. A quadrilha é indispensável, sem falar nos comes e bebes. Mas como organizar uma festa junina? Essa é a missão da maioria das escolas: conseguir transmitir algo educativo com a festa. Muitas instituições esquecem de passar o lado educativo da festa junina, ou seja, da onde veio ou por que há tantos alimentos do milho, enfim.

Leia mais: Comidas típicas para festa junina

Como Organizar uma Festa Junina Educativa

É preciso unir as comemorações aos ensinamentos históricos da festa de junina. Um exemplo é ressaltar que a festa “Junina” não recebe esse nome apenas por que acontece no mês de junho, mas também por que é a Festa de São João. Nesse mesmo mês se comemoram o dia d Santo Antônio e São Pedro. Os três santos são reverenciados com as festividades Juninas.

Dicas para organização da festa junina

As crianças devem conhecer as tradições juninas. (Foto: Divulgação)

Se você não sabe ao certo como organizar uma festa junina educativa, siga as seguintes dicas:

– Valorizar o brincar;

– Estimular a participação da família;

– Envolver os estudantes no assunto;

– Trazer os alunos para a preparação da festa;

– Promover diversão e socialização;

– Associar o conteúdo escolar à festa junina;

– Não fazer a festa no horário das aulas;

– Resgatar as manifestações culturais.

Veja também: Figuras Festa Junina para Colorir

Pontos importantes da festa junina na escola

Ensaie uma quadrilha com os alunos. (Foto: Divulgação)

Veja a seguir alguns pontos que merecem atenção na hora de organizar o evento:

Desvende a origem da festa com os alunos

Descobrir isso pode ser o primeiro passo para a contextualização da festa. Qual a origem dessa festa? Os professores devem motivar os alunos para buscar a resposta dessa indagação. É essa busca que eles estudam, se informam sobre o assunto. O que pode despertar interesse na história, por exemplo, é saber que a tradição vem dos festejos de agradecimento aos santos pela colheita do meio do ano e que, por isso, a maioria dos quitutes é feita de milho, o que muitos adultos nem imaginam.

Aposte na música

A festa junina pode ser ótima oportunidade também para apresentar novos instrumentos musicais para as crianças, como a sanfona. As escolas devem buscar profissionais que trabalhem com a música e dança típicas da festa. Além da quadrilha, existem inúmeros tipos de dança que são realizadas em todo o país, como o pau de fita ou o frevo.

Arrecade dinheiro para caridade

Decoração da festa junina na escola. (Foto:Divulgação)

A festa junina não pode ser apenas um pretexto para se arrecadar dinheiro para melhorias na escola, que é o que acontece em muitas escolas mais carentes. É claro que a verba pode se voltar para o colégio, mas em algumas instituições acontece a ação beneficente, ou seja, a entrada para a festa é um quilo de alimento ou produtos de higiene que depois serão doados para uma instituição carente. Com algumas dicas você pode organizar festa junina na escola que vai passar toda uma educação para os alunos, além de divertir toda uma comunidade.

Brincadeiras típicas

Você pode ainda usar brincadeiras que aguçam a criatividade e coordenação motora das crianças. A maioria das brincadeiras tem prêmios, o que conquista ainda mais a criançada.

Confira: Receitas para Festa Junina

Essas foram algumas sugestões de como organizar uma festa junina educativa. Coloque em prática as nossas dicas e com certeza o evento será um grande sucesso entre os pequenos convidados.

Top