Menu

Bem Estar

Atualizado em 24 de março de 2012, às 6:45 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Fotos de Baleias: espécies e curiosidades

Conheça as principais baleias dos oceanos e suas especificidades. Saiba algumas curiosidades sobre estes animais.
414963 baleia azul Fotos de Baleias: espécies e curiosidadesBaleia Azul (Foto:Divulgação)

As baleias são mamíferos marítimos pertencentes à classe dos cetáceos, são animais que vivem desde o nascer até a morte na água. Elas não têm guelras e, por isso, precisam subir para respirar na superfície. O normal entre as baleias é ter mais de 4 metros de comprimento, graças à caça indiscriminada metade das 40 espécies de baleias existentes estão em extinção. Normalmente estes animais vivem 30 anos, sendo que já houve registros de baleias com 50 anos de idade.

Espécies

Dentre todas as espécies existentes, serão citadas algumas para que você conheça um pouco mais sobre elas: Baleia fin, Baleia sei, Baleia azul, Baleia orca, baleia cinza, Baleia minke, Baleia cuvier, Baleia franca, Baleia jubarte, Baleia de bryde, Baleia narwhal, Baleia cachalote, Baleia Falsa orca, Baleia cachalote anão e baleia piloto de peitorais curtas.

Baleia Azul

É a maior baleia e também o maior animal do planeta, podendo pesar até 120 toneladas. Come quatro toneladas por dia (o equivalente ao peso de um elefante). Quando espirra água, o jato pode atingir até 12 metros de altura.

414963 baleia cinza Fotos de Baleias: espécies e curiosidadesBaleia Cinza (Foto:Divulgação)

Baleia Cinza

É a espécie com maior trajetória de migração. Reproduz-se durante o inverno na costa oeste do México e no verão segue para o Mar de Bering, no Ártico, região mais farta em alimentos, numa viagem de 20 mil quilômetros. Caçadores a chamavam de peixe-do-diabo, porque reagia com extrema violência para proteger seus filhotes.

Baleia Orca

A mais rápida das baleias na verdade é da família dos golfinhos e pode atingir velocidades de 55 km. É a espécie com maior nadadeira dorsal, que chega a medir 2 metros em machos. Ganhou o apelido de “baleia assassina” porque às vezes se alimenta de outros mamíferos marinhos, inclusive baleias maiores que ela.

414963 baleia jubarte Fotos de Baleias: espécies e curiosidadesBaleia Jubarte (Foto:Divulgação)

Baleia Jubarte

Esta baleia pode ser encontrada em quase todos os oceanos, podendo medir de 12 a 16 metros e pesar mais de 40 toneladas, os machos disputam as fêmeas através de conflitos agressivos entre si, as fêmeas dão a luz a apenas um filhote que com 11 meses atinge a maturidade sexual.

As baleias jubartes são consideradas as mais dóceis e acrobáticas, chegando próximas as embarcações para dar seu “show”, mas essa espécie tem como principais inimigos naturais as orcas, as falsas orcas e os grandes tubarões.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.