Menu

Bem Estar

Atualizado em 15 de março de 2013, às 11:15
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Erros mais comuns ao fazer esteira

Utilizar a esteira sem dúvidas nos proporciona resultados ótimos para a saúde e para a estética, porém, muitos erros são frequentes na hora de fazer os exercícios físicos. Conheça quais são e saiba como evitá-los:

A esteira é um recurso fundamental para quem quer perder peso e ganhar uma silhueta perfeita em pouco tempo. Por esta razão muitas pessoas decidem abusar desse equipamento na academia, porém incorrem nos erros mais comuns ao fazer esteira.

Veja aqui como usar a esteira para emagrecer.

594440 Erros mais comuns ao fazer esteira Erros mais comuns ao fazer esteiraConfira alguns erros mais comuns ao utilizar a esteira para se exercitar (Foto: Divulgação)

Desta forma, fazer os exercícios de uma maneira correta é fundamental para que possamos nos manter saudáveis e sem sofrer danos de qualquer espécie. Portanto, para você que quer usar os equipamentos da academia com mais responsabilidade, confira os erros mais comuns ao fazer esteira e cuide-se para não cometê-los:

Pisar com a ponta dos pés é um erro ao fazer esteira

Assim como em uma corrida, devemos primeiramente pisar com o calcanhar, a fim de amenizar o impacto gerado. Por isso, crie um hábito de caminhar de uma forma correta antes de aumentar a velocidade e também, evite se apoiar nas estruturas e barras do equipamento, para não causar o inchaço dos punhos e desenvolver o equilíbrio do corpo.

594440 Erros mais comuns ao fazer esteira 2 Erros mais comuns ao fazer esteiraComo uma corrida, o calcanhar deve alcançar o solo primeiro (Foto: Divulgação)

Respiração errada provoca danos ao organismo

Antes de desempenharmos qualquer atividade física, é primordial que saibamos como respirar. Um dos erros mais comuns ao fazer esteira é aumentar a velocidade e perder o controle da respiração, respirando na intensidade proporcional ao tanto quanto estamos correndo. Essa atitude, além de produzir mais desgastes, faz com que sua resistência seja afetada e posteriormente, pode ocasionar danos de muitas espécies na saúde.

Falta de controle de velocidade é um erro ao correr na esteira

A velocidade é um fator chave que ainda permanece na lista de erros comuns ao correr na esteira. Muitas pessoas, em poucos minutos de caminhada, já aceleram o movimento rapidamente e diminuem assim que se sentem cansadas, porém, o correto é aos poucos adquirir resistência e permanecer em velocidades parecidas por mais tempo.

594440 Erros mais comuns ao fazer esteira 3 Erros mais comuns ao fazer esteiraMantenha uma velocidade fixa por mais tempo (Foto: Divulgação)

Falta de alongamento e má posição dos pés

Estes dois fatores batem os recordes quando o assunto é erros ao fazer exercícios físicos. Pela ansiedade, muitos esportistas pulam os alongamentos e os aquecimentos que permitem preparar o corpo e o organismo para melhor desempenhar as atividades.

Outro ponto importante é manter o abdômem duro durante a caminhada, para gerar menos impactos na coluna. Comer uma fruta alguns minutos antes de usar a esteira e também manter ao seu alcance água para a reposição de líquidos, fazem toda a diferença para um uso sadio e responsável dos itens da academia.

Confira também: Dicas de motivação para praticar exercícios físicos.