Dicas para evitar que o cão faça muito barulho

Seu cão é daqueles que late, uiva e sempre está encontrando um jeito de fazer barulho? Então segue abaixo algumas dicas de como amenizar,…

Por Redacao em 07/12/2011

O barulho pode incomodar os vizinhos e trazer problemas para os donos (Foto:Divulgação)

Seu cão é daqueles que late, uiva e sempre está encontrando um jeito de fazer barulho? Então segue abaixo algumas dicas de como amenizar, evitar ou até mesmo extinguir esses barulhos que tanto incomodam.

Talvez o problema não seja o que o cão faz, mas o que o dono demonstra. Por isso algumas mudanças devem vir do dono e consequentemente o cão responderá positiva ou negativamente.

Dica 1: O cão uiva durante a noite?

Cães que são mimados geralmente sentem-se líderes da casa e quando a “matilha” no qual é líder está fora de vista, eles fazem barulho. Eles uivam. Isso acontece por que por instinto selvagem, o chefe precisa zelar pela segurança do bando.

Para resolver é simples, assuma a liderança. Nunca dê comida do seu prato e sempre coma antes dele. Além disso, quando colocar ração na tigela, simule “comer” primeiro, empurrando o animal se ele se aproximar. Quando for caminhar com o cão, tente deixar ele sempre ao seu lado ou atrás, nunca na sua frente, ele tem que entender que você é o chefe.

Essas dicas servem para o macho, pois a fêmea é submissa por natureza.

Os cães as vezes fazem barulho para chamar atenção do dono (Foto:Divulgação)

Dica 2: Ele late quando estou fora de casa?

Isso é típico de animais entediados. Geralmente esse tipo de ação é denunciado por vizinhos enfurecidos.

Para resolver este problema basta criar formas de distraí-lo e divertir o animal para tirar esse tédio dele.

Uma boa opção é esconder pela casa parte da comida do dia, estimulando-o a “caçar” a ração. Também pode colocar biscoitos caninos em uma garrafa pet e fechada e com alguns furos nela, dificultando o acesso do bicho ao petisco e deixando-o entretido. Mas para que seja evitado esses probleminhas, é bom treinar o animal. Adestrá-lo.

É sempre bom começar os treinamentos desde filhotes, pois eles aprendem mais rápido e não possuem vícios. Mas não quer dizer que um cão adulto não consiga ser treinado.

É bom também separar locais por onde o cão possa se movimentar. Separe a residência em quatro partes: local para dormir, comer, brincar e fazer suas necessidades. Assim, com os ambientes definidos ele consegue aprender com mais facilidade.

Para que o cão entenda que determinada palavra é um comando, ele precisa ouvir no mínimo umas trinta vezes, por isso, a repetição é importante. Até porque os cães possuem uma linguagem diferente dos humanos. Seria como um brasileiro aprender alemão.

No entanto não esqueça de que quando ele obedecer e entender seus comandos é necessário uma guloseima e carinho para o bichano. Então a dicas estão ai, agora só falta pô-las em prática.

Top