Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > É possível aprender enquanto dorme, afirmam pesquisadores

É possível aprender enquanto dorme, afirmam pesquisadores

Por Isah
Dormir melhora a capacidade de aprendizado.

Muitas pesquisas já foram realizadas para avaliar o poder do sono na vida humana. Sabe-se que este período de descanso permite o relaxamento da mente e ajuda a repor as energias. Entretanto, uma pesquisa recente revelou que tirar uma soneca também pode melhorar a capacidade de aprendizado.

Saiba mais: Dormir – quais os benefícios?

Estudo revela que o sono é um bom momento para aprender

De acordo com pesquisa, o sono também pode ser uma fonte de aprendizado. O estudo que comprovou esta afirmação foi realizado pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos. Os resultados foram divulgados no periódico Nature Neuroscience desta semana.

Segundo os pesquisadores norte-americanos, escutar música durante o sono facilita a aprendizagem da melodia para depois tocá-la no piano. Entretanto, o efeito não é milagroso, pois o indivíduo precisa apresentar habilidades com o instrumento para conseguir reproduzir a música que escutou durante a noite toda.

Para chegar aos resultados da pesquisa, foram avaliadas 16 pessoas destras. Antes de dormir, elas tiveram que aprender a tocar músicas usando a mão esquerda, através de um programa de simulação semelhante ao jogo Guitar Hero. Após o treino, os participantes tiraram uma soneca enquanto os autores do estudo monitoraram a atividade cerebral, por meio de eletrodos.

A repetição de uma música durante o sono pode ajudar a aprender tocá-la.

Os participantes adormecidos ouviram várias vezes uma das músicas que tinham acabado de aprender a tocar com a mão esquerda. Ao despertarem do sono, eles voltaram a realizar o teste e demonstraram ainda mais aptidão com a canção escutada durante o período em que dormiram.

Concluiu-se, então, que o sono melhora a habilidade aprendida pouco antes de adormecer. Os cientistas ainda desconhecem as razões da melhor performance depois do sono, mas eles acreditam que isto pode estar relacionado a repetição da música ou a lapidação de uma habilidade as custas de outra.

Sono melhora a memória

Não foi a primeira vez que uma pesquisa associa o sono às habilidades cognitivas. Em março de 2012, um estudo realizado pela Universidade de Notre Dame, nos EUA, e publicado no periódico PLoS One, comprovou que dormir melhora o desempenho da memória.

Dormir depois de estudar melhora a capacidade da memória.

Jessica Payne, principal responsável pela pesquisa, acompanhou 200 estudantes, dividindo-os em dois grupos: o primeiro era formado por jovens que decoraram palavras durante a noite e depois dormiram. O outro contava com jovens que decoraram palavras pela manhã e não dormiram em seguida.

Aqueles que tinham dormido após decorar as palavras demonstraram resultados superiores em comparação com o outro grupo. Desta forma, a pesquisa confirmou que o sono logo após a aprendizagem é capaz de consolidar a memória.

Veja também: Dormir bem equilibra a juventude do cérebro

 

Recomendado para você
Bem Estar

Tendências de tatuagens masculinas para 2017 (mais de 100 fotos incríveis)

Bem Estar

Curso de Massoterapia RJ Preços, Escolas Técnicas

Bem Estar

Cerimonial da festa de 15 anos: como fazer

Beleza

Principais penteados para cabelos afros

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *