Culinária

Doces Típicos do Rio Grande do Sul

Por Redacao

Que coisa mais gostosa é um doce como sobremesa. Após o almoço ou até mesmo na hora do lanche, os doces são sempre bem-vindos e chegam para finalizar em grande estilo qualquer refeição. Um docinho é fonte de muito prazer e estudos comprovam que apenas um é capaz de fazer o cérebro liberar um hormônio chamado serotonina, responsável pela sensação de prazer. Os doces típicos do Rio Grande do Sul são muito famosos.

Doces Típicos do Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul faz doces finos para todas as ocasiões (Foto: Divulgação)

Doces do Rio Grande do Sul

De todos os gostos e sabores, os doces finos são as sobremesas preferidas de muita gente. Não falamos aqui das coisas que possuem sabor doce como os bolos, mas de doces mesmo, aqueles de compota, aqueles feitos na panela e que de forma bem artesanal tem conquistado pessoas para viver este mais puro sabor. Os doces típicos do Rio Grande do Sul são maravilhosos e deixam milhares de pessoas com água na boca.

Doces Típicos do Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul é famoso também, por suas delícias na culinária como os doces (Foto: Divulgação)

Doces e suas regiões

O doce tem essa magia de nos transportar para lugares antes “nunca vistos” e é por isso que consideram algumas receitas de doces como verdadeiros patrimônios históricos de uma região. Assim como é em Portugal, cujos pasteis de Belém fazem um grande sucesso. Aqui no Brasil mesmo em diversas regiões há doces que são de comer agradecendo a Deus assim como também são sinônimos de uma manifestação cultural.

Na Bahia mesmo, quem nunca experimentou ou ao menos tem muita vontade de comer uma cocada daquelas bem feita, bem gostosa e repleta de sabor. Tem de todos os sabores como a de coco, coco queimado, a de maracujá, a de goiaba e além e outras maravilhas que deixam qualquer um na mais louca tentação para quebrar a dieta.

Isso porque somente os doces possuem esta capacidade de fazer um adiar o projeto para emagrecer além de até mesmo fazer esquecer de vez o sonho de ficar magro. Os doces são um encanto da vida e são tão gostosos que viram até mesmo sinônimos de coisa boa. Eles assim são e sempre hão de ser.

Doces Típicos do Rio Grande do Sul
Cada região do Brasil e no exterior tem seus doces típicos (Foto: Divulgação)

Doces típicos, tradicionais

Mas, vamos falar mais um pouco sobre os doces típicos do Rio Grande do Sul, este lindo lugar do Brasil, que tem um clima de Europa e que atrai visitantes de todas as partes do país e do mundo pela sua sublime arquitetura e pessoas hospitaleiras. Terra de grandes empresas de chocolates, o Rio Grande do Sul tem destaque no cenário nacional pelas receitas de doces gaúchos, maravilhosos que fazem dos visitantes verdadeiros amantes da gastronomia gaúcha. Tratam-se de delícias que passaram a fazer parte das riquezas culturais do Rio Grande do Sul, maravilhas que você vai entender agora quais são:

Doces Típicos do Rio Grande do Sul
O Sagu de Vinho do RS é delicioso e ainda acompanha o molho branco feito com todo carinho (Foto: Divulgação)

Sagu de Vinho

O Sagu de vinho tinto é um dos doces gaúchos mais saboreados doces da região dos Pampas e até mesmo fora dela. A receita é tão simples quanto prazerosa e por isso é uma das mais feitas e pedidas em todo o Brasil por também misturar o mais puro sabor do doce com o atípico e emblemático gosto do vinho. Uma delícia.

A receita se faz assim:

Ingredientes:
1 xícara de sagu
4 xícaras de água
3 xícaras de vinho tinto
1 xícara de açúcar
1 pau de canela
4 cravos-da-índia

Modo de Preparo:
Coloque para ferver a água em uma panela. Assim que estiver fervendo, coloque o sagu e cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos misturando sempre para não grudar no fundo da panela. Em outra panela coloque o vinho, cravo e canela e ferva por 10 minutos. Despeje a mistura de vinho na panela com o sagu e cozinhe até que as bolinhas do sagu estejam transparentes. Se necessário, acrescente água fervente aos poucos. Assim que o sagu estiver cozido, acrescente o açúcar. Ferva por um minuto e retire do fogo. Sirva com creme de leite batido.

Doces Típicos do Rio Grande do Sul
O doce de marmelo branco é delicioso, quem já comeu sabe muito bem (Foto: Divulgação)

Marmelada Branca

Outra delícia dos pampas é a Marmelada Branca que é super simples de fazer e um primor para seu paladar na hora do lanche ou da sobremesa. Os ingredientes são bem fáceis de achar e a sensação de prazer que esta receita vai causar será outra maravilha.

Confira como fazer esta marmelada logo abaixo:

Os marmelos não devem ser maduros, somente inchados (quase verdes). Escolha frutas bem sãs, retire-lhes a flor e os pontos escuros, leve ao fogo em água fervente. Descasque-os depois, com faca de osso ou de plástico (para não escurecerem). Rale os marmelos com ralador alouçado ou de plástico, mas cuidado para não atingir os caroços. Proceda assim até obter ½ kg de massa.
Com 1 kg de açúcar, prepare uma calda em ponto de refinar (que, aliás, já deve estar pronta quando ralar os marmelos).
Nessa calda misture bem a massa de marmelo e leve ao fogo ligeiramente.
Retire, bata-a um pouco até ficar açucarada por cima.
Ponha a massa em forminhas (pequenas, sem untar).
Cubra com filó e leve ao sol forte por 2 ou 3 dias.
Quando estiver seca, retire a marmelada da forminha com o auxílio de palitos e leve-a novamente ao sol, com o lado oposto para cima, até secar.
(Faça pouca quantidade de cada vez.)

Aproveite as dicas dessas delícias!

Recomendado para você
Comentários
  1. martttavghcnvmj,kjhgfdfghjk disse:

    muito bom deu agua na boca

  2. taliane giacomazza disse:

    queria ver mais receitas sobre o RIO GRANDE DO SUL! Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *