Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde> Alimentos que Contém Ferro para Anemia

Alimentos que Contém Ferro para Anemia

Sabe quando você está indisposto, com preguiça ou reclamando de cansaço e alguém diz que isso pode ser anemia? O palpite pode estar certo: é que a anemia é um dos problemas de saúde mais comuns do planeta. Para ter uma ideia disso a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que cerca de 1/3 da população mundial sofra com esse problema. Mas existem alimentos que contém ferro para a anemia que podem ajudar a solucionar o problema.

Mulheres e crianças são os mais afetados com a anemia (Foto: Divulgação)

Anemia, quem são os mais afetados?

Mulheres e crianças são os mais afetados pela anemia. Gestantes, mulheres que estão amamentando, adolescentes e adultas são os grupos mais recorrentes, e isso é explicado pela baixa qualidade da alimentação, ou pode ser um problema genético, a mãe tem anemia durante a gestação e a criança nasce anêmica. A anemia ocorre entre as crianças, em sua maioria, que são menores de dois anos. Mas é possível amenizar a anemia, e muitas vezes acabar com ela através de alimentos que contém ferro para a anemia.

A anemia é uma doença que se não tratada pode evoluir à gravidade extrema (Foto: Divulgação)

O que é anemia?

Para quem não sabe ao certo do que se trata, a anemia se caracteriza pela deficiência no tamanho ou no número de glóbulos vermelhos presentes em nosso sangue ou ainda na quantidade de pigmento (hemoglobina) que ela contém. Isso acaba atrapalhando as trocas de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e outras células do nosso organismo. O resultado? Quando algo em nosso corpo não funciona bem, ele sempre manda sinais e nesse caso os sintomas são realmente incômodos para nossa rotina: sonolência, fraqueza, falta de ar, palpitação, indisposição e dor de cabeça.

A anemia é decorrente de vários fatores, inclusive a má alimentação (Foto: Divulgação)

Mas, por que isso acontece?

Essa deficiência ocorre por várias causas: pode ser por carência de ferro, de vitaminas do complexo B12, anomalias genéticas, doenças da medula óssea e também agressão aos eritrócitos (glóbulos vermelhos). Só que mesmo tendo uma lista tão grande de prováveis motivos, as estatísticas mostram que a maioria absoluta dos casos acontece por desordem nutricional: em 90% das vezes o problema é a carência de nutrientes na dieta alimentar do indivíduo.

Ter uma alimentação equilibrada rica em ferro e vitaminas pode evitar que a anemia se estabeleça no organismo (Foto: Divulgação)

A importância de comer direito.

Como é uma questão de nutrição, uma alimentação variada e equilibrada faz toda a diferença nesses casos, podendo ser a solução para prevenir ou acabar com os sintomas incômodos. Se esse for o seu caso, confira agora uma lista com dicas de alimentos que podem ajudar nessa tarefa.

Existem inúmeros alimentos ricos em ferro e vitaminas que devem ser consumidos com frequência para evitar a anemia (Foto: Divulgação)

Alimentos ricos em ferro

– As melhores fontes de ferro estão presentes em alimentos de origem animal: carne vermelha, frango e peixe. Isso porque tem em sua composição o ferro heme, descrita pelos médicos como sendo mais facilmente aproveitado pelo organismo. No caso da carne bovina, esse consumo deve ser feito com moderação devido aos teores de gordura.

– As saladas também são importantes aliados, então não deve ser excluída da alimentação. Verduras com folhas verde-escuro, como espinafre, agrião e rúcula, e legumes como feijão, grão-de-bico e soja devem fazer parte da dieta.

–  Não se esqueça de ingerir alimentos com vitamina A, pois ela contribui para a absorção do ferro: frutas e legumes amarelos, como abóbora, mamão e manga além de estar presente no leite e seus derivados.

– O papel da vitamina B12 contra a anemia é tão importante quanto o do ferro. Portanto ingerir carne, peixe, ovo, aveia, leite e derivados dá uma ajuda e tanto para o seu organismo.

–  Alimentos com ácido fólico também são úteis por contribuir com a fabricação das hemácias: então o espinafre, couve, brócolis, tomate e caju.

Não esqueça de consultar o médico. Ele é o mais indicado para te ajudar a montar uma dieta equilibrada e fornecer outras orientações, afinal nem todos os casos tem a mesma solução.

Recomendado para você
Bem Estar

Endoscopia: como é feita, para que serve

Bem Estar

Pílula do Dia Seguinte – Nomes, Preços

Bem Estar

Curso de Massoterapia RJ Preços, Escolas Técnicas

Bem Estar

Remédio caseiro para baixar a glicose

Comentários
  1. aline disse:

    boa tarde meu nome e aline tenho 20 anos e tenho um filho de 3 anos que sofre de anemia desde 6 meses de vida mas eu não consigo fazer com que ele coma verdura ,legumes,e nem derivados de animal como carne entre outros pesso aguda para pode fazer com que meu filho coma melhor obrigado

  2. MTJac disse:

    Olá Aline, primeiramente você tem que passar com o pediatra e seguir todas as dicas que o mesmo te passar.

    Att,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *