Menu

Decoração

Atualizado em 10 de abril de 2012, às 21:52 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para reformar e personalizar uma cômoda

Confira ideias para reformar e personalizar a cômoda, tornando o móvel uma exclusividade na decoração do quarto.
425565 Dicas para reformar e personalizar uma cômoda 2 Dicas para reformar e personalizar uma cômodaCômoda antiga recebeu uma nova pintura, sem perder o design característico.

Quando o móvel apresenta marcas do tempo ou está danificado por causa da exposição, ele deve ser reformado. Este processo é caracterizado por mudanças nas cores e no novo tipo de acabamento, deixando assim a peça com um visual exclusivo e personalizado.

A cômoda é um item mobiliário que costuma ser submetido a uma reforma, visando melhorias na sua aparência para deixar a decoração bonita e charmosa. O restaurador da peça pode adotar diferentes propostas para restaurar a peça, procurando valorizar as preferências dos moradores.

Antes de trabalhar uma nova aparência para a cômoda, é interessante procurar corrigir os defeitos, como por exemplo, um pé quebrado ou uma gaveta com problema. Para que o móvel de madeira receba um novo acabamento, ele também precisará ser lixado, sobretudo no caso de uma pintura.

Reforma de cômodas: dicas

Cômoda retrô
Quando se trata de uma antiguidade, é interessante trabalhar com um novo acabamento sem interferir no design clássico da peça. Com as linhas retrô mantidas, a cômoda pode ser customizada com uma nova cor, com estampas e até mesmo com novos acessórios. Ao preservar traços da estética retrô, o quarto tem tudo para ficar com um visual exclusivo e diferente.

Pintura
Antes de deixar a cômoda com uma nova cor, é importante lixá-la corretamente para remover a antiga pintura e em seguida limpar a superfície antes da aplicação da tinta. Para obter uma peça original e moderna, recomenda-se o trabalho com cores fortes, em combinações que se completem e capazes de deixar o móvel mais vivo.

Outra sugestão é o uso de um produto diferenciado para pintar, como é o caso da tinta quadro negro, que depois permite escrever na madeira com giz.

Revestimento diferente

425565 Dicas para reformar e personalizar uma cômoda Dicas para reformar e personalizar uma cômodaA cômoda foi revestida com tecido.

Para quem não está a disposição para pintar a cômoda, vale a pena apostar numa outra forma de acabamento. O uso do papel de parede estampado para revestir é uma solução, tal como o emprego dos tecidos para modificar a aparência do móvel de madeira. O jogo de textura, desenho e cores deixará a peça com um resultado bem bacana.

Adesivos
Experimente adesivar as gavetas depois da pintura com tinta, deixando a cômoda com um acabamento mais personalizado. Para valorizar esta ideia, é interessante escolher stickers que retratem as preferências do morador e que sejam capazes de valorizar o novo visual do móvel.

425565 Dicas para reformar e personalizar uma cômoda 1 Dicas para reformar e personalizar uma cômodaAdesivar a cômoda é uma solução criativa para personalizar a peça.

Troca de puxadores
Alterar alguns detalhes da cômoda pode fazer toda a diferença, por isso é interessante trocar os puxadores por versões modernas e atualizadas. Nem sempre existe a necessidade de pintar ou revestir o móvel com um material diferente, basta substituir os puxadores antigos por peças que exibem um design distinto para transformar a cômoda por completo. Será um toque de charme sem demandar tanto esforço.