Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para Melhorar a Flora Intestinal

Confira no artigo como você pode melhorar sua flora intestinal.

 

A flora intestinal é um grupo de bactérias boas que servem para ajudar a manter o nosso corpo saudável e funcionando corretamente. Essas bactérias ajudam em muitas coisas, principalmente na digestão de alimentos e na nossa imunidade. A maioria das vezes quando ficamos doentes tomamos medicamentos que além de matarem as bactérias ruins, eliminam boa parte daquelas benéficas para nossa saúde. Hoje você vai aprender dicas para melhorar a flora intestinal e se manter saudável.

A flora intestinal é um grupo de bactérias saudáveis ao nosso corpo (Foto: Divulgação)

Dicas para melhorar a Flora Intestinal

Por conta de vários motivos, principalmente o uso de medicamentos, as bactérias benéficas nem sempre funcionam da forma correta em nosso organismo. Quando nossa flora intestinal não funciona da forma certa, acontecem alguns desconfortos e até certa doença pode aparecer, a disfunção intestinal. Existem algumas dicas para melhorar a  flora intestinal e assim continuar imune e com saúde.

Consuma alimentos saudáveis e apropriados para sua flora intestinal (Foto: Divulgação)

Alimentos que ajudam a flora intestinal

Uma alimentação saudável pode ajudar na hora de melhorar sua flora intestinal. Alguns alimentos devem ser consumidos para que o número de suas bactérias boas aumente e você permaneça com saúde. Veja a lista de alguns alimentos que você pode consumir:

* Nozes ajudam a reparar a mucosa intestinal de acordo com seus nutrientes;

* Iogurtes devem ser consumidos, mas apenas aqueles com probióticos, uma substância responsável pela multiplicação de bactérias boas.

* Algumas frutas cítricas, são ótimas nesses casos, você deve consumir aquelas que também têm eficiência contra cânceres. O limão, a laranja, a tangerina e a acerola podem ser consumidas á vontade.

* O ovo contém duas substâncias que ajudam a produzir colágeno. Esse colágeno é muito bom para o nosso intestino.

* Se alimente de antioxidantes, a castanha-do-pará é um exemplo que ajuda a reparar a mucosa.

O consumo de água hidratada e filtrada também deve existir afinal a água é uma substância fundamental para o bom funcionamento de qualquer parte de nosso corpo. As fibras deve ser outra substância presente em suas alimentações.

Para que serve a flora intestinal?

A flora intestinal age como um orgão do corpo humano (Foto: Divulgação)

A flora intestinal é constituída de bactérias boas. Essas bactérias servem para ajudar o nosso corpo a se manter saudável. Infelizmente, o número de bactérias do bem não são maiores do que as bactérias nocivas, mas se você cuidar bem de seu corpo nada de ruim irá acontecer.

As bactérias do bem servem para prevenir e combater inúmeras infecções, melhorar a digestão de alimentos, ajuda a reduzir diarreias, eliminam toxinas ruins, ajudam no sistema imunológico e ajudam na produção de várias vitaminas.

Com uma boa alimentação o seu intestino funcionará como um reloginho (Foto: Divulgação)

Com uma boa alimentação o seu intestino funcionará como um reloginho (Foto: Divulgação)

O que causa problemas a nossa flora?

Como já falamos os medicamentos em excesso são os maiores vilões contra nossas bactérias boas. Existem alguns outros fatores mais “simples” que podem causar o desequilíbrio de nossa flora, entre eles a não mastigação de alimentos. Mastigar seus alimentos devagar é fundamental para que haja uma absorção de nutrientes. Quando um alimento é mal mastigado, as bactérias ruins aumentam porque acontece um tipo de fermentação.

Coma devagar e consuma alimentos benéficos para o seu intestino.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL