Menu

Criança

Atualizado em 30 de maio de 2011, às 14:27 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Dicas para decorar quarto infantil pequeno

A decoração faz parte de todas as casas, mesmo quando ela não é pensada exclusivamente como um conjunto a ser construído harmoniosamente. Atualmente as residenciais estão com uma tendência de diminuir espaços, os apartamentos e casas não são mais construídos em espaços muito amplos e os cômodos precisam se adaptar as novas realidades. No caso de lugares pequenos é preciso muito cuidado para mantê-los funcionais e sem aquele aspecto de um local atulhado de coisas. Isso vale também para quartos de crianças!

decoração quarto infantil pequeno.jpg4  199x300 Dicas para decorar quarto infantil pequeno

O quarto não é apenas o lugar onde a criança dorme, mas também onde ela pode se sentir a vontade para brincar e bagunçar sem correr o risco de quebrar nada. Por isso o quarto deve ser pensado de forma a deixar um espaço amplo no chão, onde possa ser colocado um tapete ou algo mais fácil de limpar e que a criança possa ficar a vontade ali com seus brinquedos. É importante também ter lugares específicos, como caixas ou armários, onde os brinquedos devem ser guardados, principalmente em quartos pequenos pois deixar os brinquedos espalhados pelo chão vai tirar todo o espaço disponível. E se a forma de organização for simples fica fácil incentivar e orientar a criança, para que ela aprenda a guardar sozinha suas coisas e no lugar certo, para poder encontrar com facilidade e continuar brincando no dia seguinte.

decoração quarto infantil pequeno1 300x300 Dicas para decorar quarto infantil pequeno

As paredes devem ser pintadas com tintas sem cheiro, em cores claras, tons pastéis, para que não causem cansaço e para que acalmem os pequenos, principalmente na hora de dormir. Os móveis escolhidos devem ter as quinas e bordas todas arredondadas, para minimizar possíveis batidas e encontrões, sem que machuquem as crianças. Objetos de vidro ou cerâmica devem ser evitados de qualquer jeito, pois aumentam muito o risco de acidentes. Da mesma forma, apenas objetos infantis devem ser encontrados no quarto das crianças já que elas são curiosas e sempre vão explorar todo o espaço. Outro detalhe muito importante é pensar o quarto de uma maneira que ele não acumule muito pó. As crianças sempre têm muitos problemas respiratórios e o pó pode agravar a situação, assim como tecidos e bichinhos de pelúcia que soltam pelos e que também devem ser evitados. Se você quiser dar a impressão de um espaço maior pode optar por colocar um espelho em uma das paredes. O espelho também é muito interessante do ponto de vista pedagógico, estimulando o desenvolvimento da criança. Ela adora se olhar, principalmente se estiver com alguma coisa diferente, como um chapéu! Mas é preciso muito cuidado nesse momento: o espelho deve ficar na altura da criança e precisa ser de material reforçado, próprio para um ambiente infantil. Existem empresas que fazem esse tipo de serviço em creches, procure uma delas! Não adianta querer colocar qualquer espelho para depois a criança acabar quebrando em uma pancada mais forte e se machucando. Caso não seja possível colocar um espelho reforçado, não coloque espelho nenhum! Por fim, o quarto é o lugar em que a criança vai brincar e dormir, não é necessário que tenha uma televisão. Os momentos em que a criança assistirá televisão podem ser passados na sala da casa, em interação com as outras pessoas da família já que a maior parte do tempo em que a criança estará no quarto será apenas com seus brinquedos ou outras crianças. Lembre-se sempre: o quarto deve ser confortável, interessante e seguro para que você possa deixar seus filhos ali sem se preocupar!

decoração quarto infantil pequeno2 300x225 Dicas para decorar quarto infantil pequeno

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.