Assaduras no bebê: dicas para evitar

Entre os problemas comuns quando o assunto é “bebê”, estão as terríveis assaduras. A pele da criança é muito sensível e por passar horas…

Entre os problemas comuns quando o assunto é “bebê”, estão as terríveis assaduras. A pele da criança é muito sensível e por passar horas abafada em uma fralda descartável e em contato com o xixi, a mesma acaba ficando irritada, principalmente no calor. Existem alguns produtos que ajudam a evitar as assaduras em bebês, sem falar em alguns simples procedimentos caseiros. Confira.

Cuidados diários podem evitar a assadura no bebê. (Foto: Divulgação)

Dicas para evitar assaduras no bebê

Além da assadura ser um incômodo e machucar a pele do bebê, ela pode prejudicar no sono e na alimentação da criança. Por isso evita-la ao máximo é o mais recomendando pelos médicos.

Entre as dicas para evitar assaduras em bebês está o banho exagerado, sem necessidade. Não é preciso dar banho na criança a cada xixi. Nesse caso, use um algodão umedecido com água morna para a higienização, é o suficiente. Mesmo que o sabonete seja neutro, assim como o lenço umedecido, eles retiram a fina camada de proteção da pele, podendo deixa-la mais vulnerável às assaduras. Já no caso de cocô, é indicado que o bumbum seja lavado, mas apenas com água.

Cuidado com o excesso de banho. (Foto: Divulgação)

Deixar a pele respirar é outra dica para evitar assaduras. Deixe o bebê sem fraldas por algum tempo, protegendo é claro o local para possíveis acidentes fisiológicos. A região fica muito quente e úmida com a fralda o tempo todo.

Não use talco! Essa é uma receita antiga para prevenir assaduras, mas que ao ser estudada acabou apontado o efeito contrário. O talco abafa a pele, deixando-a úmida, propiciando o aparecimento da assadura. Use as famosas pomadas para assadura, mas cuidado com o exagero. O excesso dessas pomadas pode ter um efeito contrário. Deve ser aplicada apenas uma camada fina. Muita pomada não deixa a pele respirar.

Continuar Lendo  Perfumes recomendados para conquistas amorosas

A alimentação deve ser feita apenas com leite materno nos primeiros meses. Esse alimento não deixa as fezes e urina ácidas, prevenindo assaduras. Não deixe a mesma fralda por muito tempo, principalmente quando é um recém-nascido e que faz xixi o tempo todo. Por melhor que seja a fralda, ela não impede o contato da umidade com a pele do bebê.

Pomadas anti assaduras são as mais indicadas. (Foto: Divulgação)

Tratamento para assadura

Se a assadura já apareceu e não diminui com esses cuidados citados, troque a marca da fralda. A assadura pode ser reflexo de uma reação alérgica à algum componente daquela fralda em específico. As assaduras em bebês maiores podem ser resultado de alergia alimentar. Por isso introduza um alimento por vez na alimentação sólida do bebê. Assim é possível identificar a causa da alergia.

Existem pomadas e medicamentos próprios para o tratamento de assadura em bebê se os métodos caseiros não funcionarem. Em casos mais sérios, procure um pediatra.

Leia também:

Assaduras de bebês: mitos e verdades

Como trocar fraldas de bebê: passo a passo

 

Top